Dicas e Receitas

Guia Completo para Amaciar Carne para Churrasco

amaciar carne para churrasco

Amaciar carne para churrasco pode parecer um sacrilégio. Mas na falta de carne de qualidade, será a solução. Veja dicas e truques para fazer isso de forma fácil

É feriadão, você está sem grana e resolve meter uma carninha na grelha, só que é de procedência menos nobre e você terá que amaciar carne para churrasco. Os mestres churrasqueiros já vão querer discutir comigo que se é preciso amaciar a carne, então já comecei errado.

Acontece que mestre churrasqueiro e chefe de cozinha gourmet sempre tem acesso às carnes de boa qualidade e ideais para aquele churrasco para lá de especial. Gente como a gente, que paga conta todo dia, nem sempre pode comprar uma picanha e uma maminha para assar na brasa.

O negócio então é apelar para coxão de dentro e capa de filé, peças menos nobres e mais duras. Porém, você não precisa comer churrasco duro e sem graça.

Existem alguns truques, que eu vou ensinar aqui, que vão salvar seu domingo em família e transformar você no grande assador da casa.

Como amaciar carne para churrasco?

amaciar carne dura

É possível amaciar carne para churrasco? Claro que sim! Não só é possível, como essas dicas podem deixar seu coxão de dentro melhor que muito filé mignon por aí.

Você só precisa é de conhecimento, para saber o que está fazendo e não estragar seu churrasco. Muitas pessoas pensam que a maciez da carne tem a ver com sua aparência. Isso não é verdade.

É como aquela frase que sua mãe sempre dizia: “nem tudo que reluz é ouro”. Está certo que tem muita picanha que você pode escolher só de olhar. Porém boa parte das carnes não são assim tão simples.

Se você é desses que escolher pela aparência, está na hora de mudar. Por mais vermelha e bonita que uma carne esteja na vitrine, isso não quer dizer que ela estará boa na panela ou no espeto.

A forma como a carne é cortada também influencia e muito. Cortar a carne contra as fibras musculares pode deixá-la mais dura, por exemplo.

Escolhendo a carne certa

Quando for ao açougue, tenha em mente em primeiro lugar a qualidade da carne. Depois faça a relação com o preço e o custo-benefício. Muitas vezes nos empolgamos com a primeira peça vermelha, suculenta e barata. E, na verdade, esta pode não ser a carne ideal para o seu churrasco.

Tudo vai depender do uso que você quiser dar a carne do boi. No entanto, algumas características são comuns a todas as carnes. Por exemplo, se a peça tem gordura, esta deve estar amarelada e não esbranquiçada. A gordura branca é sinal de carne velha.

Outra coisa importante é o corte, como falei acima. Ah, mas como você vai saber se o corte foi bem feito? Basta olhar para a fibra da carne.

O corte deve ser sempre perpendicular a estas linhas.  Por isso, não confie apenas no seu açougueiro, peça para ver o pedaço de perto, observe os vincos e analise a procedência do produto.

O alcatra não pode ser cortado em pedaços muito pequenos, especialmente para churrasco. Portanto, não invente moda.

O contrafilé deve ser escolhido pela cor: vermelho vibrante. A chuleta boa é aquela com gordura, ainda mais se for para fazer em disco de arado. Do contrário, ficará dura e quase sem carne.

Como fazer amaciante de carne natural ou amaciante de carne caseiro?

amaciar costelinha

Existem diversos produtos naturais dando sopa na sua cozinha que podem amaciar carne para churrasco. E não, não estou falando daquele martelo batedor de bife.

Surpreendentemente, uma das melhores formas de obter um acém macio e suculento é usar suco de abacaxi. A acidez contida na fruta ajuda a quebrar as cadeias musculares da carne.

Se você, como eu, é curioso e quer entender melhor essa química, a gente explica. Isso acontece porque o abacaxi tem uma enzima chamada bromelina.

A função desta enzima é quebrar proteínas das fibras musculares e conjuntivos. Os tecidos conjuntivos são os que prendem o músculo à carne e, portanto, são os responsáveis pela dureza ou maciez.

Há várias formas de utilizar o abacaxi para amaciar o seu naco de carne. Você pode pôr fatias da fruta crua sobre bifes, por exemplo, enquanto prepara o fogo. Ou, então, pode bater uma fatia grossa de abacaxi com um copo de água no liquidificador e deixar a sua carne descansar por algumas horas dentro desse preparado.

Você também pode fazer isso com o mamão. Na casca da fruta há outra enzima, que se chama papaína. Ela tem a mesma finalidade da bromelina. Porém há uma vantagem em usar o mamão: ao contrário do abacaxi, ele não deixa gosto na carne.

Vinagre e azeite de oliva

Uma outra técnica comum é deixar a carne de molho em uma mesma medida de vinagre e azeite de oliva. O problema é que se você exagerar na quantidade, a carne pode não ficar crocante por fora.

Também pode acontecer de ela não cozinhar direito por dentro, já que o vinagre faz com que a carne cozinhe mais devagar. A vantagem deste truque é que, dependendo da carne, o sabor fica muito bom, por causa do azeite de oliva.

Se você quiser, pode aproveitar o marinado para temperar a sua peça. Coloque ervas frescas na mistura antes de pôr a carne de molho, por exemplo. Isso fará com que o seu churrasco fique com um toque especial.

Como deixar o frango macio e também a carne suína

Nem sempre o churrasco é sobre carne bovina. Você pode fazer um galeto ou colocar uns bifinhos de lombo suíno na pedra de sal, por exemplo. As carnes brancas são mais difíceis de ficarem duras como a vermelha, mas pode acontecer.

Vai depender da forma de preparo, do tempo do cozimento, do tempero e de uma série de outros fatores. E, vamos combinar, não tem nada pior que frango ou lombinho duros!

Para evitar isso, você pode amaciar carne para churrasco com laranja. Além de deixar seu galeto ou seu porquinho mais macios, vai deixar sua carne mais saborosa também.

As carnes brancas têm uma desvantagem, pois precisam marinar de um dia para o outro. No ABC do churrasco, isso quer dizer começar a se preparar mais cedo.

Contudo, você pode tirar proveito disso e fazer a sua marinada de forma a deixar a sua carne excelente e suculenta. Ou como diz meu tio: “soltando do osso”.

Amaciar carne para churrasco com cerveja

Se você além de assador é ainda mestre cervejeiro, vai adorar essa dica! A cerveja é ótima para deixar aquele frango ou porquinho sensacionais. Além de deixar a carne mais macia e mole, dá um sabor especial ao molho. Se você já fez, já sabe!

Marinar sobrecoxa de galinha com cerveja deixa o prato para lá de especial. Eu gosto de colocar cerveja preta e farelo de amendoim, quando faço isso. O sabor fica incrível e a carne solta todinha do osso sem perder qualidade e sem esforço.

Amaciar carne com leite

Não é incomum ver gente que deixa bife alguns minutos demolhando em leite antes de fritar. É coisa de gente mais antiga, sua avó, por exemplo.

Quando meus avós faziam bife de fígado, era sempre assim. Eu, particularmente, não sou fã da técnica do leite. Se você não tiver os devidos cuidados, pode contaminar a sua carne com mais facilidade.

Para o churrasco, é uma péssima ideia. A carne vai para a brasa e o leite é algo que talha fácil. Deixe para utilizar este amaciante natural quando for fazer algo com molho branco, como o estrogonofe.

Como amaciar carne para espetinho?

espetinho

Espetinho é daquelas coisas que todo mundo curte fazer em casa. É fácil, é barato e você consegue fazer em qualquer churrasqueira pequena, portátil ou, até mesmo, no forno do fogão.

Sem falar que não precisa comprar nenhuma carne cara para arrasar no espetinho. Pode fazer com patinho mesmo ou acém. Se for mais do frango, pode fazer com peito.

É simples e delicioso. E para ficar mais gostoso, amaciar a carne do espetinho pode ser a saída para não gastar mais em molhos e condimentos especiais. Aliás, o melhor espetinho é aquele bem simples, o famoso “de gato”, com farofa temperada e molho de alho, mais nada!

Por isso, tudo que você precisa para amaciar o seu bife para o espetinho será conforme o tipo de carne que escolher. Para as carnes vermelhas, pode apostar no suco de abacaxi que referi acima.

Também pode experimentar pingar algumas gotas de refrigerante à base de cola na carne. Isso não só deixará a mesma mais macia, como fará com que ela caramelize por fora.

Os espetinhos de carnes brancas podem ficar de molho em cerveja de um dia para o outro. Dê preferência para cervejas tipo malzbier.

Elas são mais doces e, portanto, têm o mesmo efeito do refrigerante: carameliza a carne. Outra coisa que pode usar em espetinho de aves é o suco do limão. É só esfregar um limão e o seu suco na carne até duas horas antes de cozinhá-la.

 

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik

Info adicional: G1