Churrasco americano: o que é, como fazer e mais!

milho com carne

Sempre quis fazer um churrasco americano em casa? Eu separei um especial com dicas, receitas e histórias da iguaria. Veja abaixo como montar o seu!

Quem nunca viu churrasco americano pelos filmes de Hollywood? É aquele pessoal no pátio de casa com uma churrasqueira de chão, todo cheio de acessórios e facas espetaculares, grelhando hambúrguer e salsichas.

Geralmente tem o famoso molho barbecue e a participação de alguns vegetais ou leguminosas, como milho e tomate na brasa.

Churrasco americano – significado

O que é o churrasco americano? Muita gente acha que é mesmo só aquela coisa de filme e nada demais.

Mas, na verdade, é mais do que isso. O termo barbecue, traduzido para o português como churrasco, tem um significado ainda mais interessante.

Barbecue vem da expressão barbe à queue, ou “da barba ao rabo”, fazendo alusão à maneira que os escravos da América Central assavam animais inteiros.

Alguns historiadores norte-americanos dizem que a palavra pode derivar do termo espanhol barbacoa, que significa armação usada para guardar carne, que seria seca ou defumada futuramente.

churrasco americano

O churrasco americano hoje em dia

Atualmente, o mais tradicional barbecue é aquele feito com carnes menos nobres. Por isso, as carnes devem assar no fogo por mais tempo, algumas vezes até algumas horas.

O ponto ideal é aquele que desmancha na boca, ou seja, delicioso. Para que se faça churrasco americano defumado sem ficar com a carne seca e dura, é preciso deixa-la marinando em molho antes de grelhar.

Vale usar o marinado para regar as carnes durante o preparo. Daí existir um molho com o nome barbecue, já que é preciso manter as carnes sempre úmidas.

Os cortes mais saborosos desse tipo de churrasco são os que levam osso, como as costelas suínas e bovinas, o peito e a sobrepaleta de boi. Mais conhecidos como ribs, do inglês: costelas.

churrasco americano

É o churrasco típico da rede Applebee’s. O churrasco australiano é parecido, no entanto, leva também frutos do mar.

O pessoal do lado de lá do Pacífico curte colocar camarão e bife na mesma grelha. Fica muito gostoso também, mas esse é outro post!

Churrasco americano no Brasil

Por que é tão difícil fazer esse churrasco em casa? Essa resposta é simples. Já começa que os americanos não cortam a carne bovina do mesmo jeito que a gente.

Por isso, é complicado achar um açougueiro que saiba fazer os cortes específicos que este churrasco pede.

Abaixo temos os cortes brasileiros:

churrasco americano

E os americanos, que são apenas treze:

churrasco americano

Por isso que fazer churrasco americano pode parecer difícil. O mais certo é jogar pelo seguro e apostar em hambúrgueres, salsichas, costelas (ribs)e chuletas, que eles chamam de T-bone (osso em forma de T).

Os hambúrgueres são os mais simples, pois são feitos a base de carne moída.

Não tem mistério e você pode usar quase qualquer receita. O segredo sempre estará no molho.

No Brasil, grandes redes de restaurantes promovem as ribs com purê de batata e milho doce grelhado. Essa é a forma mais comum de churrasco americano.

Churrasco americano básico

No norte dos Estados Unidos (EUA), a versão mais comum é também a mais básica.

O hambúrguer é feito de carne moída bovina fresca, como falei ali em cima, com diferentes porcentagens de gordura. Então esquece aquele guizado de primeira, esse não é o melhor para o churrasco americano.

Geralmente, não são acrescentados temperos, nem mesmo sal. Os discos de carne são grelhados e podem ser cobertos com uma fatia de queijo cheddar antes de serem servidos em um pão apropriado. É isso mesmo, eles comem a carne no pão!

Tem também uma variedade de salsichas e a linguiça (muitas vezes estilo alemã, bem diferente da nossa) que podem ser servidas no pão de hot dog.

Os convidados se servem dos molhos de sua preferência, como maionese, ketchup e mostarda. O acompanhamento é batata chips, claro!

Algumas versões deste churrasco também incluem os espetinhos de carne feitos com cubos de carne bovina, cebola e pimentões. Mas nada de passar na farofa! Aliás, nem tem farofa.

Também vão para a grelha alguns legumes como milho verde, cebola, vagens e aspargos.

churrasco americano

Como acompanhamento dos espetinhos, eles costumam preparar saladas: de batata com maionese, de macarrão e a muito popular, coleslaw (com repolho e cenoura cortados fininhos).

Os molhos prontos são servidos à parte e cada um escolhe dentre o Italian (base de azeite e vinagre), French (base de molho de tomate), Ranch (base de creme de leite) e Blue Cheese (base de queijo gorgonzola).

Versão sulina, versão gourmet

Já a versão sulina, e principalmente texana, do churrasco americano é bem mais elaborada.

São preparadas carnes variadas em cortes maiores, temperadas com um dia de antecedência e que são assadas lentamente por várias horas. O que vem do sul é sempre mais tradicional!

Brincadeiras a parte, no churrasco texano, o T-bone é super popular. Retirado da parte central da lombar do boi, ele possui o osso da vértebra, um pedaço de filé mignon e outro de chorizo.

Com uma borda fina de gordura, é muito suculento e agrada aos paladares mais carnívoros.

Frango e peru também frequentam as churrasqueiras americanas, você já ouviu alguém falar em wings, certo? Wings são as asinhas de frango com molho de limão.

churrasco americano

O tempero é um ponto alto nessa versão texana do churrasco. Uma mistura de temperos secos e picantes como chili, páprica e pimenta preta com o açúcar mascavo que confere uma cor irresistível ao grelhado.

Outro é o toque defumado dado ao sabor da carne por uma madeira acrescentada ao carvão.

Não rola fazer em churrasqueira elétrica, não fica a mesma coisa.

Quanto aos acompanhamentos, além dos servidos no norte do EUA, são comuns o creme de milho, o picles e os Baked beans (feijão marrom, em preparações que vão do mais adocicado ao mais picante, dependendo da receita).

Tempero seco para churrasco americano

Nos Estados Unidos, o Dry Rub, tempero seco, é considerado uma peça essencial do churrasco.

A mistura leva açúcar refinado, açúcar mascavo, sal, páprica doce e picante, cebola em pó, alho em pó e pimenta e serve para dar sabor à carne de boi e de porco.

De modo geral, não há necessidade de temperar o alimento com antecedência, com exceção da costelinha suína, que deve descansar no tempero, marinando de um dia para o outro.

Já nas Steak Houses, churrascarias, e nos churrascos de quintal, onde são preparados cortes mais nobres, as peças são temperadas apenas com sal, (muita) manteiga, galhos de tomilho e dentes de alho, para não alterar muito o sabor da carne.

churrasco americano

Churrasco americano – receita

As receitas para churrasco americano são muitas. Vou tentar colocar algumas para você testar com sua família e amigos.

Fazer um evento assim é sempre legal e divertido, sem falar que é bem diferente.

Quebrar a rotina e fazer algo que não seja banal pode ser uma ótima alternativa, então veja as receitas abaixo e manda a ver!

Costelinha de porco ao molho barbecue

Bom, como não é todo dia que vamos passear no Brooklyn, por isso que tal fazer sua própria versão do churrasco americano?

Convite aos amigos não será problema, porque todo mundo adora algo que seja importado!

Para esta receita, você vai precisar de pelo menos dois quilos de costelinha de porco (back ribs).

Ingredientes para o molho caseiro de barbecue:

  • Duas xícaras de chá de ketchup, qualquer marca;
  • Uma xícara de chá de água em temperatura ambiente;
  • Meia xícara de vinagre de maçã;
  • Cinco colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • Cinco colheres de sopa de açúcar branco;
  • Meia colher de sopa de pimenta do reino preta;
  • Meia cebola pequena triturada ou bem picadinha mesmo;
  • Meia colher de sopa de mostarda em grãos moída;
  • Uma colher de sopa de suco de limão;
  • E uma colher de sopa de molho inglês.

Modo de preparo:

Numa panela pequena misture todos os ingredientes em fogo médio-alto, até o ponto de fervura e, então, diminua o fogo para temperatura baixa. Deixe cozinhar destampado, mexendo com frequência, por mais de uma hora.

Preparando a carne:

Prepare a churrasquera para temperatura baixa, pois você precisará cozinhar suas costelinhas bem lentamente. Caso contrário, elas ficarão secas e o molho, queimado. Inclusive, se o fogo for indireto, melhor.

Então, na hora de acender a churrasqueira, lembre-se, nada de labaredas, apenas brasa!

Tire a capa da costela, que fica embaixo, pois estas ficam muito duras quando preparadas.

Coloque as peças de costela em uma grelha, espalhe molho caseiro com um pincel, tampe com papel alumínio e deixe por 20 minutos.

Então, tire o papel, vire a costela e passe o molho novamente, voltando a fechar com o alumínio.

Aguarde mais 20 minutos e repita o processo, até que chegue no ponto. O cozimento leva de duas a cinco horas, dependendo do tamanho das peças de costela que você tiver.

De acompanhamento, sugiro colocar duas espigas de milho, temperadas com salsinha, limão e sal grosso, no final do cozimento das costelas, na brasa. Fica uma delícia!

churrasco americano

Hambúrgueres americanos

Quem não ama um hambúrguer grelhado? Impossível não gostar! Até os vegetarianos recriam versões com grão-de-bico e lentilha.

Para fazer oito hambúrgueres americanos top, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Dois quilos de carne moída;
  • Dois ovos;
  • Oito fatias de queijo chedar;
  • Quatro dentes de alho amassado;
  • Duas colheres de hortelã picada;
  • Dois cubos de caldo de carne dissolvido;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • E uma xícara de óleo ou azeite.

Primeiro, misture com as mãos todos os ingredientes em uma vasilha, menos o óleo ou o azeite e o queijo. Após, faça bolinhas e achate-as, até que se pareçam com hambúrgueres suculentos.

Antes de levar à churrasqueira, unte cada um com o óleo ou o azeite. Quando eles estiverem no ponto, coloque as fatias de chedar, uma em cada um e deixe derreter rapidamente.

Para ficar semelhante ao original, sirva com saladas e pão de hambúrguer como acompanhamento. Assim seus convidados poderão montar seus próprios sanduíches.

É uma ótima opção para um domingo em família. E você pode fazer diversos molhos, como os indicados aqui!

churrasco americano

Salada coleslaw

Essa salada de repolho com molho vinagrete é dos deuses. Sério, fica boa com tudo.

Se sobrar, vai para o seu sanduíche, vira salpicão de frango ou até come como acompanhamento do seu almoço do dia seguinte.

É barbada fazer. Veja abaixo!

Ingredientes:

  • 1/4 de repolho verde;
  • Duas cenouras grandes;
  • Uma cebola inteira picada;
  • Uma colher de sopa de folhas de hortelã rasgadas;
  • Meia xícara de uvas passas brancas;
  • Três colheres da maionese da sua preferência;
  • Sal a gosto;
  • O suco de um limão siciliano.

Modo de preparo:

É importante cortar o repolho em tiras bem finas mesmo. Rale a cenoura inclinada para dar pedacinhos maiores e junte ao repolho e a cebola em uma tijela grande.

Acrescente o suco do limão, a maionese, as passas e misture bem;

A maionese deve envolver os ingredientes, mas não fazer deles uma pasta.

Adicione as folhinhas de menta, que vão dar aquele arzinho frio na boca, e um pouquinho de sal. Está pronto!

churrasco americano

Garlic Mashed Potatoes

Também conhecido por purê de batara, o garlic mashed potatos é uma versão mais elaborada do prato. É um acompanhamento comum no churrasco americano, mas você pode fazer em outros churrascos também!

Ingredientes:

  • Um quilo de batatas;
  • Duas colheres de sopa de manteiga;
  • Uma colher de sopa de azeite;
  • 250 ml de leite morno;
  • 150 gramas de requeijão de barra;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Oito dentes de alho.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até ficarem macias, retire a casca e esprema as batatas com um espremedor ou com um garfo de cozinha mesmo.

Descasque e pique finamente o alho. Leve uma panela média ao fogo baixo, derreta a manteiga com a colher de azeite. Frite o alho até ficar bem dourado, cuidando para não queimar.

Assim que estiver dourado despeje o leite na panela e em seguida o purê de batata. Acrescente também o requeijão incorporando-o bem à mistura.

Mexa constantemente para não grudar no fundo da panela. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

 

Crédito das imagens: Wikimedia Commons, Unsplash e Pexels

Fontes: Wikipedia, Southern Living

Presentes para todas as ocasiões