Churrasco no grill elétrico: como fazer?

Dicas para fazer churrasco no grill elétrico

churrasco no grill elétrico

Agora que você já viu qual o melhor grill elétrico e já fez a sua escolha, é importante aprender como fazer um belo de um churrasco no grill elétrico. A princípio não é um processo complexo. Ao mesmo tempo, no entanto, não é apenas colocar a carne sobre a grelha e esperar que o milagre aconteça.

O avanço da tecnologia permitiu que o conceito de “assar uma carne” se modificasse e se expandisse. Hoje já não é preciso ter a sua churrasqueira atrás de casa para fazer um churrasco. Há quem consiga fazer uma boa carne apenas com uma frigideira antiaderente, por exemplo.

Mas os grills elétricos são uma espécie de churrasqueira elétrica mais simples e que consome menos energia. São, sim, menos potentes, mas se você seguir algumas dicas importantes que sempre sigo e que sempre funcionam, não há erro: com um aparelho desses é possível ter um churrasco de primeira!

Pense onde o grill vai ficar

A maioria dos grill elétricos é portátil, pequeno e de fácil armazenamento. Apesar de eles serem próprios para o interior de residências justamente por essas qualidades, tenha cuidado. Esses aparelhos costumam soltar muita fumaça quando estão em funcionamento. Além disso, por não possuírem algum tipo de exaustor de ar, o cheiro emanado pelas carnes grelhadas fica no ambiente.

Por isso pense em colocar o seu grill em um ponto estratégico da residência, que seja próximo a uma janela, por exemplo. Se possuir uma varanda ou sacada, perfeito: esse é o lugar ideal para fazer seu churrasco.

Outra questão importante a ter em mente na hora da compra é adquirir um grill que tenha um espaço para resíduos. Quando a gordura dos alimentos vai para um recipiente externo, a chance de produzir fumaça é muito menor.

Prepare o grill elétrico

Preparar o grill é um passo importantíssimo no preparo do churrasco. Utilize um produto como azeite ou manteiga para untar as chapas antiaderentes do objeto, de modo que as carnes, principalmente, não grudem na superfície do eletrodoméstico.

Se você for fazer legumes, pode optar por óleos vegetais mais saudáveis, como o de coco, por exemplo. Uma das vantagens de untar o grill é que isso facilitará a sua limpeza mais tarde.

Outra dica nesse sentido é preaquecer o grill antes de usá-lo. Os modelos mais atuais e de melhor tecnologia possuem termostato, o que facilita o processo. É bom que ligue o aparelho na sua temperatura máxima.

Depois reduza para a média, quando colocar os alimentos sobre para grelhar/assar. É uma tática para manter os alimentos em temperatura alta, mas sem queimá-los ou deixá-los crus.

Asse o churrasco

Não espere fazer um pedaço de cupim no seu grill. Para que o churrasco fique bom, você não deve elevar tanto a sua expectativa. Não são todos os tipos de cortes de carne que podem ser feitos nesse aparelho. Uma picanha fica maravilhosa, assim, como maminha, vazio, alcatra, desde que fique o tempo necessário no grill para chegar no ponto que você quer.

Na verdade precisamos ver esse aparelho de duas formas: ou como suporte a uma churrasqueira maior ou de maior potência, pelo menos, ou como um meio de fazer um churrasco simples e rápido. Independente de qual for o uso que dará a ela, opte por assar pequenos pedaços de carne, seja bovina, de peixe, de frango ou de porco.

Procure não colocar pedaços diferentes de carne ao mesmo tempo. Se optar por preparar porco, não coloque junto frango. Os tempos de preparo são diferentes. Por isso, na ânsia de tirar a carne que fica pronta primeiro, você pode acabar tirando a carne não pronta antes do tempo.

Limpe o grill

Se no primeiro uso você não limpar corretamente o grill, esqueça: depois vai ser uma reação em cadeia que vai tornar o processo de limpeza terrível de realizar. E, afinal, não há muito mistério na limpeza desse aparelho. As chapas antiaderentes são facílimas de serem limpas.

Tudo que deve fazer é esperar o produto esfriar. Aplique um pouco de detergente de louças em uma esponja macia e esfregue com delicadeza a superfície do aparelho. Com um pano úmido retire o sabão. Jamais coloque o grill sob água corrente! Isso não só danificará o produto como irá provavelmente acabar com a garantia. Além do fato de que, por ser elétrico, pode causar acidentes gravíssimos!

Se o detergente não funcionar, aplique um pouco de suco de limão ou vinagre branco. Ambas as substâncias são ótimas para remover gordura sem estragar o material do seu grill. Não raspe restos de carne com espátula ou faca. Isso poderá arranhar a superfície e até remover o revestimento.