Churrasco vegano: fazendo churrasco sem carne

batata doce assada

Todo mundo tem um amigo que não come carne e quer um churrasco vegano

O churrasco vegano é muito mais simples que o churrasco tradicional. Parece impossível, mas, na verdade, não só é possível, como é barbada.

Preparar verduras, frutas, legumes e pães para por na grelha requer menos tempo e menos dinheiro que lidar com a carne. A verdade é que você não tem que se preocupar tanto com os acessórios, com as facas, ou até mesmo com a potência da churrasqueira.

Se você quiser optar por um churrasco de soja, pode ser um pouco menos em conta. A carne de soja é mais cara e, em algumas cidades, de difícil acesso.

Porém, arroz, salada e vinagrete em churrasco vegano é coisa do passado! Existem muitas possibilidades para um delicioso churrasco sem carne.

Alternativas à carne:

O cogumelo também é uma ótima alternativa a carne. Depois, o churrasco vegetariano nos possibilita brincar muito mais com os temperos. Um espeto de legumes grelhados pode se transformar em algo sensacional, se você souber usar os condimentos certos.

O fogo convém ser mais em brasa, para não queimar os legumes ou a proteína de soja. É que a carne tem muito mais gordura, que demora a cozinhar. Por isso, nada de labaredas. Algumas opções até convém fazer em uma churrasqueira elétrica, tipo grill mesmo.

churrasco vegano

O que levar?

Na hora de participar em um churrasco só com vegetais, o ideal é levar legumes. Se você estiver em um grupo de vegetarianos não restritivos, ou seja, que comem ovos e laticínios, pode também fazer um queijo grelhado ou alguns ovos fritos.

O pão de água é uma ótima ideia para brincar com os vegetais e legumes cozidos. Você pode temperar com alho, sal grosso e azeite de oliva, para servir de acompanhamento. Como entrada, pode sugerir torradinhas com húmus, que é uma maionese a base de grão de bico, muito fácil de fazer!

Basta ter um pouco de criatividade para fazer receitas irreverentes, que impressionam inclusive aqueles amantes de carne. Fazer pratos do gênero é algo que todo bom assador tem que saber, já que nunca se sabe quando existe alguma pessoa com algum tipo de tendência vegetariana no churrasco.

Churrasco de legumes e frutas

Uma das coisas legais de um churrasco sem carne, é a possibilidade de misturarmos sabores completamente opostos, como doce e salgado, ácido e amargo, entre outros. As frutas, como o abacaxi, a maçã e as peras entram como peças fundamentais.

Espetinhos de pera com queijo vegano, fatias de cebola e farofa de nozes podem surpreender seus convidados e deixa-los querendo mais. E, vamos combinar, quem é do Sul como eu, adora uma boa misturinha de salgado e doce.

Existem salsichas e salsichões veganos, estufados com feijão, grão de bico, beringela, cereais e outros tipos de alimentos de origem vegetal. Ou seja, o choripán está liberado!

Que tal fazer a sua própria mostarda ou geleias de frutas distintas para passar na carne de soja, deixando-a mais saborosa? Geleia de hortelã com frutas cítricas fica ótima em cogumelos grelhados e temperados com shoyu, por exemplo.

Pêssegos grelhados também ficam uma delícia. Os tomates você pode rechear com frutas secos, pesto, queijos, alho e uma infinidade de coisas.

churrasco vegano

Cuidados com produtos veganos

Parece um pouco óbvio lembrar que, em um churrasco vegetariano, é preciso limpar bem a grelha e os utensílios que foram utilizados em churrasco normais anteriormente. Mas tem gente que se esquece destes detalhes.

Também existe a necessidade de ler as indicações presentes no rótulo, em principal quanto ao modo de preparo, ao comprar os ingredientes vegetarianos e veganos.

Por exemplo, existem salsichas e hambúrgueres de soja ou lentilha que não se fazem destinados ao preparo na grelha. Quem usar os alimentos errados fica arriscado a preparar uma receita pegajosa, que fica crua por dentro e grelhada na parte externa.

Outra coisa que tem de ter atenção é o uso de óleos e azeite. Os legumes, frutas e vegetais podem grudar mais na grelha, visto que não tem gordura. Por isso, convém ter sempre a mão óleos e azeite.

Para as frutas, eu gosto de usar o óleo de coco, porque deixa um aroma excelente. Para as carnes de soja e os legumes, prefiro o azeite de oliva extra virgem, de preferência biológico.

Um bom óleo ou azeite ajuda a uniformizar os temperos, fazendo com que eles se espalhem melhor pelos legumes e frutas. Não se esqueça que, como eu disse antes, tudo isso cozinha rapidamente.

Uma dica para não queimar algumas coisas é fazer uso do papel alumínio. O milho, por exemplo, convém sempre embalar, ou ficará chamuscado.

churrasco vegano

Segredo do Corte

Não é só em um churrasco normal que você precisa ter uma boa faca. Uma dica importante para o churrasco feito com vegetais ser perfeito é procurar cortar em pedaços menores para o processo de grelhar acontecer de modo rápido e homogêneo.

Caprichar no corte também faz com que os alimentos fiquem mais bonitos quando presentes no prato dos convidados. Não se pode ignorar que os legumes com cortes redondos, como cebola ou beringela, têm áreas com superfícies que permitem uma crocância a mais do lado de fora.

Sem contar que, por causa da finura, demora menos tempo para ficar pronto.

Faça uso do tofu

Está certo, o tofu muitas vezes não tem graça nenhuma. Eu concordo! No entanto, ele é um coringa da cozinha. Sua textura de esponja absorve qualquer tempero. E isso pode fazer com que seja um ótimo alimento.

Além de fácil de fazer, tudo que você precisa para obter um tofu de sucesso, é deixa-lo marinando por trinta minutinhos no molho da sua preferência. Eu gosto muito de fazer em shoyu ou vinagrete.

A marinada contendo um pouco de açúcar é melhor, uma vez que irá caramelizar e ajudar o tofu a ficar estaladiço e crocante por fora.

Como alternativa à marinada, use vinagre de vinho de arroz, mel ou xarope de bordo. Utilize espetos de bambu em vez de colocar direto na grelha. Grelhe por oito minutos de cada lado, escovando ocasionalmente com marinadas extras. Assim, terá um tofu muito gostoso!

churrasco vegano

Abobrinha

Churrasco vegano sem abobrinha não existe. Abobrinha grelhada no grill ou abobrinha grelhada na churrasqueira, seja como for, não pode faltar. Fazer a abobrinha é que pode ser complicado, já que ela solta muita água.

No grill, convém cortar em fatias finas e deixar por um tempo em um recipiente forrado com papel toalha, para absorver o excesso de água.

Não precisam de uma preparação especial antes de serem grelhadas na churrasqueira. Basta cortá-las circular ou longitudinalmente, untá-las levemente com azeite de ambos os lados e colocá-las na grelha ou no espetinho por alguns minutos. Você pode fazer um espetinho misturando-as com berinjela, tofu e o que mais preferir.

10 dicas de sucesso do churrasco veggie

Antes de dar umas receitas maravilhosas, se liga nestas dicas imprescindíveis para agradar seus amigos que não comem carne!

1. Abacaxi

Rodelas de abacaxi polvilhadas com canela são interessantes para a sua sobremesa. Use canela ao invés de açúcar, isso possibilitará uma opção para os diabéticos da família.

2. Evite mostarda ou ketchup industrializados

Não utilize condimentos como mostarda ou ketchup industrializados. O sabor fica muito artificial. Opte por temperos naturais ou faça seus condimentos em casa.

churrasco vegano

3. Cogumelos com carne de soja

Não subestime os cogumelos e carne de soja. Eles formam uma bela combinação que fornece um gosto especial, que para muitos consegue ser superior inclusive à carne tradicional.

4. Carboidratos complexos

Batata doce, mandioca ou aipim e o inhame podem ser estrelas do seu churrasco. Embrulhe em papel alumínio, ou fatie ao meio para pré-assar. Elas são boas ideais para churrascos que acontecem no inverno ou quando o clima está frio. São também bons para rechear.

5. Aspargos

Os aspargos também são escolhas interessantes para um churrasco vegano. Mas precisam ficar de molho em água por pelo menos 30 minutos antes de ir à grelha. Por isso, programe-se!

6. Milho

Milho assado é aquela coisa que ninguém consegue dizer não. A espiga de milho é imbatível! Basta colocar na grelha, virar de modo constante e servir um pouco antes de ficar com muita cor. Fica ótima com salsinha, cebolinho, manteiga e sal grosso.

churrasco vegano

7. Tofu marinado com salada de alface

Acreditem se quiserem, entretanto, o tofu marinado com uma boa salada de alface fica divino.

8. Maçãs

Corte ao meio e polvilhe com canela e açúcar antes de levar à grelha. O resultado você nos conta depois!

9. Acompanhamentos

Para os acompanhamentos, aposte em saladas de legumes, vinagrete, arroz (de diferentes tipos), farofa temperada, pão francês, patê verde, maionese, entre outros.

10. Muito queijo

Existe uma variedade de queijos veganos deliciosos. E eu duvido que você consiga resistir àquele queijinho derretido!

Churrasco vegano – receitas

churrasco vegano

Quando as pessoas pensam em churrasco vegano, um dos primeiros pensamentos é espetinho vegano. E quando se fala nesse assunto, normalmente é “espetinho vegano: receita”. Isso porque por mais simples que possa parecer, nem todo mundo sabe exatamente como fazer um espetinho vegano para churrasco. Se você adora uma boa carne, mas quer agradar aos amigos que não são carnívoros, confira abaixo algumas sugestões!

Espetinhos de proteína de soja com legumes

Receita de mãe, essa delícia vai te deixar com água na boca. Ah, essa receita serve até dez pessoas por um preço médio de R$ 24,00. Além de bom, um churrasco vegano pode ser realmente em conta.

Ingredientes:

  • Quatro xícaras de chá de proteína texturizada de soja grossa;
  • Uma xícara de chá de azeite de oliva;
  • Uma xícara de chá de shoyu;
  • Meia xícara de chá de suco de limão (ou vinagre de maçã);
  • Duas colheres de sopa de orégano desidratado;
  • Uma xícara de chá de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha);
  • Oito dentes de alho bem picados;
  • Duas beringelas médias cortadas em cubinhos;
  • Duas cebolas médias cortadas em quadradinhos;
  • Dois pimentões cortados em quadradinhos (uso o amarelo e o vermelho, que são mais suaves);
  • Duas cenouras médias cortadas em rodelas (cerca de 0,5 cm de espessura);
  • Quatro tomates médios sem sementes cortados em quadradinhos;
  • Uma couve flor média já cortada;
  • Duas abobrinhas médias cortadas em cubinhos.

Para preparar a proteína de soja:

Coloque a proteína de soja em uma vasilha, cubra com um dedo de água quente e deixe de molho até ficar macia, o que vai levar cerca de 15 minutos. Escorra, lave bem, e em seguida esprema bem.

Coloque a proteína de soja espremida em uma vasilha, e adicione meia xícara de azeite, meia xícara de shoyu, duas colheres de sopa de suco de limão, orégano, meia xícara de cheiro verde picado e quatro dentes de alho picados. Misture bem, cubra com plástico e deixe marinando na geladeira por pelo menos duas horas.

churrasco vegano

Para preparar os Legumes:

Pique os legumes no mesmo tamanho, para terem o cozimento uniforme. Eu geralmente corto tudo em cubinhos, como os de gelo.

Recomendo que as cenouras e a couve-flor estejam levemente cozidas, para ficarem mais fáceis de colocar no palito. Eu fervo água e quando estiver borbulhando, adiciono e deixo cozinhar por cerca de três minutos.

Em uma vasilha grande, coloque um litro e meio de água, adicione duas colheres de sopa de vinagre e misture. Coloque os cubinhos de berinjela e deixe de molho por 15 minutos, para tirar o amargor. Escorra e devolva à vasilha.

Acrescente a cebola, o pimentão, a cenoura pré-cozida, o tomate, a couve-flor pré-cozida e as abobrinhas. Adicione o azeite, o shoyu, os dentes de alho restantes picados, o que sobrou do suco de limão e do cheiro verde.

Misture bem e também envolva a vasilha com plástico e deixe marinando na geladeira por pelo menos duas horas. Monte os espetinhos alternando os ingredientes e asse na churrasqueira por cerca de 20 minutos, virando de vez em quando.

Caso não tiver churrasqueira, você pode fazer no grill ou forno. Para fazer no forno: coloque os espetinhos um do lado do outro, sem sobrepor, em uma assadeira grande, cubra com papel alumínio e asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos.

Quando faltar uns 15 minutos, você tira o papel alumínio para ficarem mais douradinhos.

churrasco vegano

Pêssego grelhado recheado

Quer impressionar em seu churrasco vegano? Então essa é a sua receita! Veja o que precisa abaixo para fazer para até quatro pessoas.

Ingredientes:

  • Dois pêssegos grandes;
  • 250 gramas de queijo parmesão vegano;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco;
  • Sal grosso a gosto;
  • 100 gramas de farelo de nozes.

Modo de preparo:

Primeiro, lave e corte os pêssegos ao meio. Depois, unte cada um com o óleo de coco e tempere com o sal. Leve a grelha ou churrasqueira por dois minutos em cada lado.

Coloque em um prato com a cavidade virada para cima. Dentro da cavidade, rale o queijo e cubra com farelo de nozes. Essa receita fica muito boa com figos também!

Salada crua com maionese de tangerina carioquinha

Prepare uma salada de acompanhamento diferente para o seu churrasco vegano.

Ingredientes para a salada:

  • Um pé de alface roxa;
  • Dois tomates;
  • Uma cenoura grande;
  • Uma beterraba grande;
  • Algumas folhas de acelga;
  • Tofu.

Ingredientes para a maionese de tangerina carioquinha:

  • Casca de duas tangerinas carioquinha;
  • Uma colher de sobremesa de bicarbonato de sodio;
  • Um litro de água;
  • Um ovo cozido;
  • Um copo de azeite de oliva;
  • Sal a gosto.

Ingredientes do vinagrete:

  • Suco de duas tangerinas;
  • Uma cebola pequena ralada;
  • Cheiro-verde a gosto;
  • Sal e azeite a gosto;
  • Uma colher de chá de açúcar;
  • Ervas finas;
  • Manjericão seco;
  • Vinagre branco a gosto.

Modo de preparo:

Após lavar, coloque as folhas em um pote com água filtrada e guarde na geladeira enquanto preparar os outros ingredientes. Rale a cenoura e a beterraba no ralo mais fino.

Higienize as folhas de acelga e corte bem fininha com uma faca, como se fosse couve à mineira. Corte o tofu em cubinhos.

Em uma travessa arrume primeiro as folhas de alface escorridas e bem secas. No centro arrume a cenoura ralada. Faça um anel com a acelga e outro com a beterraba ralada.

Corte o tomate em tiras e decore a gosto, eu coloquei as tiras sobre a acelga e a beterraba. Espalhe os cubinhos de tofu sobre tudo.

churrasco vegano

Maionese e vinagrete

Para que a maionese não fique amarga é preciso preparar muito bem as cascas de tangerina. Corte as cascas em tiras bem fininhas e coloque, junto com a água e o bicarbonato, em uma panela cozinhanando por dez minutos.

Passe as cascas para uma peneira e lave em água corrente até que a água saia completamente limpa e clara. Depois de bem lavadas, a água fica transparente e bem clara, sem vestígios do suco laranja escuro. Escorra as cascas e amasse o ovo cozido.

Retire a pele de quatro gomos de tangerina e coloque-o no liquidificador com as cascas, o ovo cozido e sal a gosto. Bata até formar um purê. Vire a tampinha central do liquidificador e comece a acrescentar o azeite em um fio contínuo e fino.

Prefiro usar azeite porque ele emulsiona mais rápido do que o óleo. E se a maionese levar muito tempo batendo, ela aquece e pode desandar.

Além disso, por causa da viscosidade, é preciso uma quantidade menor de azeite do que de óleo para fazer a maionese. Passe para uma molheira ou para um pote e sirva separadamente.

Para o vinagrete, retire as peles e as sementes das tangerinas, para que o suco não fique amargo. Bata no liquidificador, sem acrescentar água.

Passe a tangerina batida por uma peneira e use apenas o suco. Misture o cheiro-verde bem picadinho, a cebola ralada o sal e o açúcar. Se quiser, acrescente ervas desidratadas e o vinagre. Assim como a maionese, sirva o vinagrete separadamente.

Espetinho de frutas: é possível?

espetinho vegano

Com certeza é possível fazer um espetinho de frutas para oferecer aos convidados do seu churrasco vegano. É claro que não precisa exagerar e fazer um churrasco de melancia! Há opções bastante saborosas, simples de fazer e que dão uma incrementada no churras. Além de inovar, conquista completamente seus amigos vegetarianos e veganos.

Mas como fazer espetinho de frutas? É só espetar as frutas com um palito para churrasco e levar à brasa? E quais frutas devo utilizar? É possível ter um espetinho de frutas com chocolate? Veja nas ideias de receitas a seguir e responda a todas as suas perguntas.

Espetinho de frutas com pera, maçã e ameixa

Você pode consumir esse espetinho tanto in natura quanto assado no forno. Nada de levar as frutas à churrasqueira, pois não há essa necessidade. Não é porque estamos falando de churrasco vegano que você levará as frutas à brasa. De qualquer forma, se optar por assar as frutas, ficarão mais macias e caramelizadas. Veja os ingredientes em detalhe e o modo de preparo.

Ingredientes:

  • 150 gramas de ameixas pretas que estejam secas e sem caroço;
  • Duas maçãs verdes de tamanho médio. Corte-as em cubos pequenos e uniformes, com casca;
  • Duas maçãs vermelhas de tamanho médio. Corte-as em cubos pequenos e uniformes, com casca;
  • Duas peras de tamanho médio cortadas em pequenos cubos e com casca;
  • 300 gramas de queijo minas light cortados em cubos;
  • Palitos de churrasco para servirem de espeto;
  • Três colheres de sopa cheias de creme vegetal com sabor manteiga;
  • Meia colher de chá de mel.

Modo de preparo:

Unte uma forma com o creme vegetal. Agora monte seus espetinhos na ordem que quiser. O importante é alternar as frutas e o queijo, para dar mais sabor. Reserve os espetinhos. Em uma panela, leve o creme vegetal sabor manteiga e o mel. Ferva por não mais que três minutos, para formar um molho.

Pronto o molho? Pincele os espetos com ele e leve-os ao forno. Nos 30 minutos em que as frutas assarão, abra o forno de vez em quando e regue-as com mais molho. Isso dará um toque caramelizado aos espetinhos. Assim que estiverem prontos é só servir.

Espetinho de frutas com molho de iogurte

Que tal agora uma versão ainda mais saborosa? O molho de iogurte combinado com o sabor das frutas assadas fica maravilhoso. Até quem não é muito fã de churrasco vegano vai ficar de olho nessa. Anote os ingredientes e aprenda a fazer!

Ingredientes:

  • Uma rodela grossa de abacaxi, que você cortará em cubos;
  • Quatro morangos de tamanho médio;
  • Uma banana cortada em rodelas uniformes e grossas;
  • Uma manga cortada em cubos uniformes;
  • Suco de um limão siciliano;
  • Folhas de hortelã a gosto;
  • Uma colher de sobremesa de mel;
  • Três castanhas-do-Pará picadas;
  • Um pote de iogurte natural desnatado;
  • Três colheres de sopa de ricota;
  • Adoçante a gosto;
  • Espetos para churrasco;
  • Raspas de limão a gosto.

Modo de preparo:

Aqui você precisa decidir se irá assar as frutas ou não. Isso porque o molho de iogurte não deve ir para o forno, caso opte por espetinhos assados. Ele irá por cima das frutas depois. Caso opte por consumir os espetinhos in natura, sem problemas em relação ao molho.

A primeira coisa que irá fazer é colocar as frutas nos espetos. Intercale-as com folhas de hortelã, que darão um sabor ainda mais especial à receita. Regue todos os espetinhos com limão e depois pincele-os com mel. Salpique a castanha por cima. Asse-os por vinte a trinta minutos.

Enquanto isso, no liquidificador você irá bater o iogurte, as raspas de limão, a ricota e o adoçante, se quiser. Pode levar o molho de iogurte à geladeira enquanto seus espetinhos não ficam prontos ou pode servir em temperatura ambiente mesmo.

Espetinho de frutas com chocolate

espetinho de frutas com chocolate

Não podia faltar aquele espetinho de frutas para festa, ideal para celebrações, que será servido como sobremesa. A receita que você verá abaixo serve em torno de 24 pessoas. Se quiser o dobro, dobre os ingredientes, e assim por diante. Essa é uma das minhas receitas de churrasco vegano preferidas!

Ingredientes:

  • 60 gramas de chocolate para culinária, próprio para ser derretido;
  • 24 morangos, já sem o cabinho verde;
  • 24 pedaços de maçã verde cortados de forma uniforme;
  • 24 pedaços de abacaxi fresco;
  • 24 framboesas;
  • 24 cubos de marshmallows;
  • Duas carambolas fatiadas;
  • Dois kiwis fatiados e descascados;
  • 24 espetinhos de madeira.

Modo de preparo:

O mais demorado dessa receita com certeza é derreter o chocolate. Você irá derretê-lo em banho-maria, até que não haja qualquer pedaço sólido. Depois de feito isso, reserve.

Espete cada um dos vinte e quatro espetos com as frutas e com os marshmallows. Alterne as ordens das frutas de espeto para a espeto. Passe-os para uma bandeja. Mergulhe um garfo normal no chocolate para depois deixar que escorra por cima das frutas, formando fios. Se quiser cobrir as frutas por completo, será necessário mais chocolate derretido.

Leve os espetinhos à geladeira, por fim, e espere até que o chocolate endureça. Agora é só servi-los em seu churrasco vegano como sobremesa!

Churrasco vegano também pode ser divertido

Lembre-se que fazer um churrasco vegano não tem que ser uma experiência ruim. Claro, não é a mesma coisa que fazer um churras tradicional, repleto de carnes suculentas. Além dos gastos serem muito menores com um churrasco sem carne, o desperdício também é considerável menor. Raramente sobra muita comida nesse tipo de evento ou, pior, vai comida fora.

Além disso, tanto um churrasco tradicional quanto um churrasco vegano são, acima de tudo, reuniões de pessoas que se querem bem. Por isso aproveite a companhia dos amigos, da família e curta um churrasquinho, seja ele com carne ou com legumes e frutas.

Crédito das imagens: Pexels, Pxhere e Unsplash

Presentes para todas as ocasiões