Como fazer almôndegas: 8 receitas para agradar a todos os gostos

como fazer almôndegas

Elas são muito apreciadas em todo o Brasil. Mas você sabe como fazer almôndegas? Se não sabe, leia este artigo e descubra tudo sobre esse prato.

Não tem mistério quando o assunto é como fazer almôndegas. Como vocês sabem, aqui no Sul é difícil não ter contato com a imigração italiana, então desde pequenos eu e meus primos fomos iniciados na arte de fazer esse prato.

Mas por incrível que pareça, as polpettas, como são chamadas as almôndegas em italiano, não vem da Itália. Se você pesquisar bem, verá que esse prato super comum aqui no Sul e em todo o país tem origem árabe.

Tudo começou no século XII, durante o Império Persa, com uma comida chamada de koofte, hoje conhecida como kafta. Conforme os persas foram conquistando outros territórios, outros povos foram contribuindo para a identidade do kafta.

Inicialmente a almôndega era feita com carne ovina. Mas ela foi trocada pelo tipo de carne mais comum em cada região em que esse prato foi levado pelos árabes.

Em árabe, aliás, era chamado de al-búndiga, que significa “a bolinha”. No Sul da Itália e no norte da África, as almôndegas ainda hoje têm o tamanho de bolinhas de gude!

E quem trouxe esse prato para cá não foram os italianos, mas sim os portugueses. Como você deve ter reparado já, a receita de almôndegas chegou a todo o planeta.

Mas cada cultura, país e mesmo região tem sua forma típica de fazer. Há quem faça almôndegas assadas, fritas e mesmo gratinadas. Na minha família é quase uma obrigação ensinar como fazer almôndegas, para a receita nunca se perder.

Receita de almôndega – como acompanhamento e como prato principal

como preparar almôndegas

Existem inúmeras variações de receitas com almôndegas. Há aquelas mais tradicionais, apenas com carne moída ou recheadas com queijo. Mas você já deve ter ouvido falar de polpettas de soja, de legumes, de aveia, de frango e até de arroz integral. Ter carne ou não ter carne não interfere muito na forma de como fazer almôndegas.

Mas e o churrasco? Dá para servir almôndegas naquele churras com a galera? Tenho certeza que você nunca pensou que fosse possível incluir polpettas no seu churrasco. Apesar de essa ideia ser aparentemente estranha, não só é possível como fica bastante saboroso.

Claro que o bom e velho churrasco não combina com a forma tradicional como se faz almôndegas. Mas aí é que está o grande segredo. Aqui na família Roja existe uma receita especial de acompanhamento para churrasco que quero dividir com vocês: cebolas recheadas com almôndegas. Quem procura saber como fazer almôndegas para churrasco, precisa conhecer essa.

1. Receita de cebola recheada com almôndegas

A receita é bastante simples. Pode confiar que seus amigos e familiares vão se apaixonar quando você aparecer com ela no próximo churras de domingo. E não tem como errar. Se escolher ingredientes de boa qualidade e seguir o passo a passo, vai ser um sucesso.

A receita abaixo rende para quatro cebolas. Se quiser fazer para mais pessoas, basta dobrar ou mesmo triplicar a quantidade dos ingredientes!

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne moída de patinho ou filé;
  • Quatro cebolas brancas e grandes o suficiente para serem recheadas com almôndegas;
  • Cinco cogumelos picados, que podem ser shitake ou shimeji;
  • Três colheres de sopa cheias de salsinha picada;
  • Uma colher de chá de ketchup para dar um sabor especial;
  • Três colheres de sopa cheias de molho shoyu;
  • Uma colher de sopa cheia de açúcar mascavo;
  • Três colheres de sopa cheis de molho barbecue pronto;
  • Três colheres de sopa cheias de farinha de rosca;
  • Vinte fatias grossas de bacon.

Modo de preparo:

A primeira coisa que você vai fazer é cortar todas as cebolas ao meio. Depois remova as camadas de dentro até que fiquem apenas aquelas duas camadas grandes restantes.

O que sobrou das cebolas sem as duas camadas grandes restantes você irá picar. Pique também os cogumelos. Misture as cebolas e os cogumelos picados com a carne moída.

Chegou a hora de fazer as almôndegas. Aqui é muito importante que todas elas tenham o mesmo tamanho, para que não haja problemas na hora de servirem como recheio das cebolas.

Cada cebola rendeu duas camadas. Ou seja: você irá cobrir cada almôndega com duas camadas de cebola. Após feito isso, envolverá as cebolas completamente com as fatias de bacon.

Aqui fica a seu critério: eu gosto das almôndegas assadas no forno, mas você pode fazê-las grelhadas, se preferir. De qualquer forma, pincele as cebolas com molho barbecue antes de levá-las ao fogo. Entre trinta e quarenta minutos e estarão prontas para serem servidas.

2. Receita de almôndegas tradicional

como se faz almôndegas

“Fazer almdôndegas? Carne moída, simples assim”. Normalmente é esse o pensamento que as pessoas têm quando o assunto é esse prato. Afinal, vamos concordar: é exatamente essa a receita tradicional, sem invenções.

Ela é ideal para os mais conservadores na cozinha. São poucos ingredientes, e o modo de preparo é super simples. Você não leva mais do que quinze minutos entre o início do preparo do prato e esperado momento de comer as polpettas. Veja abaixo como é fácil!

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne moída do corte de sua preferência;
  • 60 gramas de cebola picada ou equivalente a uma xícara;
  • Duas colheres de sopa cheias de azeite de oliva;
  • 150 gramas de farinha de rosca;
  • Um ovo inteiro;
  • 395 gramas de molho de tomate pronto;
  • Pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de preparo:

Não tem segredo no modo de preparo dessa receita. A primeira coisa a fazer é escolher um recipiente fundo. Nele você adicionará a carne moída e o ovo. Misture-os com uma colher ou mesmo com as mãos.

Vá adicionando um pouco de azeite de oliva enquanto mistura. O próximo passo é adicionar os demais ingredientes. Importante: a farinha de rosca é a última coisa que você adicionará à receita. Você só fará isso quando tiver certeza de que os outros ingredientes estão bem misturados.

De preferência, use as mãos para incorporar a farinha. A mistura só estará completamente pronta quando seus dedos desgrudarem da carne moída. Quando isso acontecer, chegou a hora de enrolar a carne e fazer as almondêgas.

Certifique-se de que as almôndegas estão perfeitamente amassadas e enroladas. Isso é importante para que elas não se desfaçam durante a fritura. Aliás, tome cuidado para que elas não passem do ponto. O sabor não fica o mesmo se fritá-las demais.

Depois de fritas, passe as bolinhas para um recipiente forrado com papel-toalha, para retirar o excesso do azeite. O próximo e último passo é esquentar em fogo baixo o molho de tomate. Coloque as almôndegas na panela e deixe que cozinhem por dez minutos. E pronto!

Essa receita pode ser feita também sem o molho de tomate, se preferir. O molho normalmente é utilizado se você quiser comer as almôndegas com espaguete.

3. Receita de almôndegas ao forno

Tem quem não goste da receita tradicional de almôndegas. Na maioria das vezes é devido ao modo de preparo, que envolve fritura. Por isso é bom saber como preparar almôndegas de forma um pouco mais saudável. No caso, é levando as polpettas ao forno.

A base desta receita é a mesma da anterior. Basicamente o que muda é que você trocará o fogão pelo forno e a frigideira por uma assadeira.

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne moída de sua preferência, mas de preferência que seja magra;
  • Um ovo inteiro;
  • Meia cebola picada;
  • Um dente de alho picado;
  • Salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Uma colher de sopa cheia de molho inglês;
  • Meia xícara de amido de milho;
  • Azeite.

Modo de preparo:

Assim como na receita anterior, o primeiro a ser feito é misturar a carne moída com o ovo. Eu prefiro fazer isso sempre com as mãos, pois acho que a mistura fica mais homogênea assim do que se usar a colher. Mas vai de cada um.

Vá misturando o azeite, para dar aquela liga. Por fim, é a vez da salsinha, do sal, da pimenta-do-reino, do amido de milho, do alho e da cebola.

Não se esqueça: a mistura deve estar desgrudando das mãos para que você saiba que chegou a hora de fazer as almôndegas. Esse é um dos maiores detalhes que as pessoas esquecem sobre como fazer almôndegas. Por isso acho melhor fazer essa última mistura com as mãos mesmo, para facilitar seu trabalho.

Essa receita rende em média umas doze almôndegas, entre pequenas e médias. Se quiser, pode fazê-las maiores, mas tendo em mente que servirá menos porções. Ou pode ainda diminuir os tamanhos para que renda um pouco mais.

Separe uma forma e unte-a com um fiozinho de azeite ou de óleo. Coloque as almôndegas em sua superfície e regue-as com mais um pouco de azeite. Você as levará ao forno preaquecido a 200°.

Sempre que alguém me pergunta como fazer almôndegas no forno, digo que um dos segredos é preaquecer o forno por pelo menos 10 minutos. Depois é só esperar que suas polpettas fiquem douradas, o que deve levar em torno de 20 minutos.

4. Receita de almôndegas de frango

fazer almôndegas carne moída simples

Não é todo mundo que é fã de carne vermelha, mesmo aqui no Sul. Nesse caso, é preciso achar uma alternativa à receita de almôndegas tradicional. E não, não estamos falando ainda das polpettas vegetarianas, mas sim das de frango.

Entre todas as formas de como fazer almôndegas, as de frango talvez sejam as minhas favoritas depois das de carne vermelha. Além disso, todo cozinheiro que se preze precisa aprender como fazer almôndegas de todos os tipos. Por isso anote aí os ingredientes, o modo de preparo e mande ver nessa receita.

Ingredientes:

  • 500 gramas de peito frango sem osso e sem pele, que deve ser moído;
  • 200 gramas de nozes picadas, o equivalente a um pacote médio que você encontra no supermercado;
  • Uma cebola picada;
  • Um quarto de xícara de chá de molho inglês;
  • Um ovo;
  • Oito bolachas do tipo cream cracker.

Modo de preparo:

O mais difícil da receita é moer o peito de frango, por isso, uma vez feito isso, o resto é bastante fácil. Depois de moído o peito, misture-o à cebola, ao ovo e ao molho inglês. Reserve por uns minutos.

Triture muito bem as bolachas, com a ajuda de um liquidificador. Elas serão adicionadas por último à mistura, que deve estar super homogênea. Do contrário, as almdôndegas irão se desmanchar quando forem para a frigideira.

Com esta receita, dá para fazer até trinta almôndegas, dependendo, claro, dos tamanhos das bolinhas que você fizer. Quando estiverem prontas, leve-as à frigideira e frite-as em óleo bem quente. Se preferir, agora que já sabe, pode assá-las no forno.

5. Receita de almôndegas recheadas com queijo

Essa é uma das minhas variações favoritas de como fazer almôndegas. Afinal, quem é que não gosta de um queijinho derretido? Eu uso o queijo muçarela, pois acho que derrete melhor. Mas claro que você pode usar outros de sua preferência, como cheddar ou prato.

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne moída de sua preferência;
  • 1 cebola picada;
  • Dois dentes de alho;
  • Duas colheres de sopa de molho inglês;
  • 100 mililitros de azeite;
  • Meio caldo de carne;
  • 200 gramas de queijo muçarela;
  • 150 gramas de farinha de rosca;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Até a hora de fazer as bolinhas, o modo de preparo segue o que foi mostrado nas receitas anteriores. Quando o assunto é como fazer almôndegas, a forma de preparar varia pouco. Portanto você deve misturar a carne moída, a cebola, os alhos e o molho inglês. Não esqueça de ir colocando o azeite para dar liga.

Por último, vem a farinha de rosca. Assim que ela estiver totalmente incorporada à mistura, você começará a fazer as almôndegas. Agora vem a parte que você tanto esperava: o queijo!

Para rechear as bolinhas, você pegará um punhado da mistura e vai abri-la na palma de uma das mãos. Agora acrescente um pouco de queijo e faça a almôndega. Repita o processo até ter todas as bolinhas.

Para essa receita, gosto particularmente de fazer as almôndegas no forno. Penso que o queijo derrete melhor assim, contudo, como digo sempre: a preferência é sua.

Se fizer no forno, preaqueça-o por uns dez minutos a 200°. As almôndegas levarão entre quinze e vinte minutos para ficarem prontas. Você pode abrir uma delas para ver se o queijo derreteu bem.

Caso queira fritar as almôndegas, tome cuidado para não abri-las durante a fritura. O óleo, como é de praxe, deve estar bem quente. Se quiser, essa receita pode ser unida a uma receita de espaguete com molho vermelho. Fica mesmo uma delícia.

6. Receita de almôndegas de carne de porco

almôndegas assadas

Outra coisa que costumam me perguntar é como fazer almôndegas de carne de porco. Algo que as pessoas não sabem é que dá para fazer essa receita com praticamente qualquer tipo de carne, desde que seja moída.

Por isso, sim, não só é possível fazer almôndegas de carne suína como ficam uma delícia. Aconselho sempre a escolher uma parte nobre, como lombo ou filé, para que o sabor fique ainda mais acentuado.

Ingredientes:

  • 250 gramas de carne de porco moída;
  • Um alho-poró que deve ser cortado em rodelas finas;
  • Uma abobrinha picada;
  • Uma cenoura cortada em cubinhos;
  • 500 gramas de batatas cortadas também em cubinhos;
  • Uma colher sopa de molho de tomate pronto;
  • Uma cebola ralada;
  • Um tablete de caldo de galinha;
  • Um ovo;
  • Duas colheres sopa de azeite de oliva;
  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto.

Modo de preparo:

Antes de tudo você irá colocar para cozinhar a cenoura, a abobrinha e o alho poró. Quando estiverem prontos, reserve.

Com a carne de porco moída em um recipiente fundo, acrescente a cebola, o ovo, o sal, a pimenta-do-reino e o orégano. Misture tudo com as mãos, adicionando um pouco do azeite para que aconteça mais facilmente a liga entre os ingredientes.

Obteve uma mistura homogênea? Suas mãos estão desgrudando dela? Muito bem: hora de montar as almôndegas. Se quiser pode deixar as mãos úmidas com um pouco de água na hora de fazer as bolinhas.

Após feitas as almôndegas, vamos ao fogão. Coloque o azeite em uma panela, aqueça-o bem e frite as polpettas. Ao terminar a fritura, transfira-as para um recipiente coberto por papel-toalha, para que percam o excesso de óleo.

Lembra-se dos legumes cozidos? Na mesma panela, acrescente o molho de tomate e o caldo de galinha. Retorne as almôndegas a essa panela e deixe que cozinhem por no máximo cinco minutos. Só então acrescente os legumes, mexa bem e sirva tudo ainda quente.

7. Receita de almôndegas de peixe ao molho de limão

Mas é claro que não podiam faltar as almôndegas de peixe nessas receitas. Até porque nem todas as pessoas gostam dos outros tipos de carne. O cuidado que você deve ter aqui é com as espinhas. Por isso aconselho utilizar um filé de anjo, por exemplo.

Outro detalhe importante é que o modo de preparo dessa receita exigirá mais atenção na hora de fazer as almôndegas. Isso porque os filetes de peixe triturados vão formar uma pasta muito mole e com uma consistência bem diferente de como ficam as massas com carnes bovina ou de frango moídas.

Algo que faço às vezes para acompanhar essas almôndegas é um molho de limão. Até porque peixe combina demais com o cítrico do limão. Mas o molho é opcional, caso queira saborear apenas as almôndegas. Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo das almôndegas.

Ingredientes:

  • 500 gramas de filetes de peixe, sendo os de anjo uma boa escolha;
  • 150 gramas de farinha de rosca;
  • Uma cebola picada;
  • Um dente de alho picado;
  • Raspas de um limão;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Azeite para untar a forma que irá ao forno.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao liquidificador ou a um processador de alimentos. Bata tudo por no mínimo dois minutos ou até obter uma pasta completamente homogênea.

Na hora de montar as almôndegas, pegue meia colher de sopa da pasta para fazer cada bolinha. Isso dará almôndegas pequenas, sim, mas isso fará com que haja menos chances de elas se desmancharem ao irem para o forno.

Prontas as almôndegas? Preaqueça o forno a 180°. Unte uma forma com o azeite. Espalhe bem com um papel-toalha, para que nenhuma das bolinhas grude enquanto assa. Vai levar uns 20 minutos para assarem. Um truque é, a cada cinco minutos, mexer a forma ou a assadeira, a fim de que todas as almôndegas assem uniformemente.

Uma vez prontas as almôndegas, você pode optar por servi-las assim mesmo ou pode fazer o molho de limão. Para mim, bons molhos são um dos segredos de como fazer almôndegas com perfeição. Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de manteiga;
  • Uma cebola pequena picada;
  • Duas colheres sopa de farinha de trigo;
  • Duas xícaras de chá de creme de leite fresco;
  • Raspas e suco de um limão grande;
  • Uma pitada de sal;
  • Duas xícaras de chá de leite.

Modo de preparo:

Derreta a manteiga em uma panela, a fogo médio. Acrescente a cebola, mexa um pouco, e adicione a farinha de trigo, sem parar de mexer por uns minutos. Retire a panela do fogo, acrescente o leite e o creme de leite e use um fouet para mexer bem.

Leve de volta ao fogo baixo, Cozinhe por dez minutos e adicione o suco e as raspas do limão. Após incorporar esses últimos ingredientes, misture as almôndegas ao molho. Pronto! É só servir e se deliciar.

8. Receita de almôndegas vegetarianas de aveia e triguilho

receita de almôndega vegetariana

Por fim, não posso deixar de ensinar como fazer almôndegas vegetarianas. Não são todas as pessoas que comem carne, independente do motivo para isso. Por isso, você que tem uma alimentação baseada no vegetarianismo não precisa deixar de saborear almôndegas!

A receita que faço para meus amigos vegetarianos é bastante simples. Há muitas formas de como fazer almôndegas vegetarianas, sendo a de soja, creio eu, a mais famosa. A minha, no entanto, leva aveia e triguilho. O sabor e a consistência ficam realmente boas assim.

Ingredientes:

  • Duas xícaras e meia de triguilho seco;
  • Meia xícara de linhaça;
  • Uma xícara de aveia;
  • Meia xícara de castanha-de-caju crua;
  • Dois tomates;
  • Uma colher e meia de chá de sal marinho;
  • Dois dentes de alho;
  • Orégano, cheiro verde, azeitona e cebola a gosto.

Modo de preparo:

O triguilho deve ficar de molho por duas horas. Há quem prefira deixar de um dia para o outro, mas não é necessário. No liquidificador, bata, aveia e a linhaça para que virem um pó. Agora acrescente o triguilho, o tomate, a castanha, o sal, o orégano, a azeitona e a cebola. Bata tudo novamente até ter uma pasta homogênea.

Depois de montar as almôndegas, você terá de tomar uma decisão. Cozinhá-las por alguns minutos as deixa mais macias, mas, se quiser, pode assá-las no forno por quinze minutos. O sabor fica ótimo na mesma. Esse prato combina muito com arroz ou com macarrão integral. Vai da sua preferência.

Crédito das imagens: Pxhere e Pixabay

Presentes para todas as ocasiões