Churrasqueiras e Acessórios

Como Fazer Uma Churrasqueira Você Mesmo?

como fazer uma churrasqueira

Saiba como fazer uma churrasqueira em sua casa!

Todo bom apreciador de churrasco em algum momento da vida desejou ter a própria churrasqueira em sua casa. E quando falo isso, não quero dizer comprar uma, dessas portáteis ou mesmo uma moderna e robusta, que funciona à gás. Se você, assim como eu, já quis saber como fazer uma churrasqueira do zero, fique esperto que neste texto eu vou lhe ajudar.

Afinal, poucas coisas na vida são mais prazerosas na vida do que reunir amigos, familiares e até aquela parentada em volta do fogo da churrasqueira para comer uma boa carne e se divertir. Se essa churrasqueira for erguida inteiramente por você, esse prazer se multiplica e vira orgulho!

Por isso mesmo separei algumas dicas preciosas nas quais você deve prestar muita atenção antes e durante a construção da sua churrasqueira caseira. Aprenda a fazer churrasqueiras simples e mais elaboradas!

4 Dicas para construir uma churrasqueira em casa

como fazer churrasqueira simples

As dicas a seguir têm validade independente se será você a construir a sua churrasqueira ou se será um profissional, como um pedreiro, o responsável por executar o projeto. De qualquer forma, é preciso ter um conhecimento bastante elevado para que o resultado final não fique ruim ou não fique do seu agrado.

Por isso veja algumas dicas preciosas que irão fazer seu projeto de churrasqueira caseira deslanchar!

1. Tenha um design técnico

Antes de colocar a mão na massa, é preciso colocar o projeto no papel. O chamado design técnico nada mais é do que uma representação gráfica de como você quer que fique a churrasqueira. É como se fosse um guia, que será utilizado pelos profissionais responsáveis por executarem a construção.

Nesse desenho é preciso ter as dimensões da churrasqueira, as formas, como é a relação da churrasqueira com os demais elementos físicos do local em que ela se encontra. Isso é muito importante para ajudar a visualizar todo o espaço, além de auxiliar a definir a quantidade de material que deve ser comprada.

2. Escolha o local mais apropriado

A escolha do local é um dos fatores mais importantes que você deve levar em consideração quando o assunto é fazer uma churrasqueira. Você quer que fique na garagem, na sacada, no jardim? Definir isso é fundamental, principalmente porque interfere no tamanho da churrasqueira. Por consequência, interfere na quantidade de materiais que você precisa comprar.

3. Pense no tamanho

Se você definiu que a churrasqueira irá ficar na varanda, perfeito: você com certeza já sabe que ela provavelmente não terá um tamanho muito grande. Agora se irá fazer atrás da casa, no jardim ou no quintal, pode se expandir um pouco mais e ter a liberdade de erguer uma churrasqueira de grandes proporções.

Pensar no tamanho da churrasqueira não é fácil. Todos nós às vezes temos “mania de grandeza” ou queremos impressionar os amigos, o que pode fazer com que queiramos um churrasqueira enorme, que cause espanto e admiração.

Isso, no entanto, pode ser um tiro no pé. Quanto maior for, mais combustível irá exigir, ou seja: você terá um gasto enorme com carvão. E o ideal é fazer o fogo de uma churrasqueira com o mínimo possível de carvão, de modo que não se faça muita fumaça à toa.

4. Defina a quantidade de materiais necessária

Como fazer uma churrasqueira de tijolo sem os materiais necessários? Impossível! Por isso leve todos os seus planejamentos a um profissional, assim seu design técnico e fotografias do local onde quer construir a churrasqueira. Todas essas informações são importantíssimas para que você e o construtor possam definir quanto de tijolos e de argamassa é necessário comprar.

5. Faça um planejamento financeiro

Por último, mas não menos importante. Fazer um planejamento financeiro é essencial e indispensável para que o seu projeto seja satisfatório. Construir uma churrasqueira do zero demanda gastos, seja com materiais de construção ou com material humano, caso você tenha preferência por contratar alguém para executar seu projeto.

Por isso coloque e planeje cada gasto em um documento, em uma planilha de controle ou algo do gênero. Isso é uma forma de o seu sonho de construir sua churrasqueira não virar um grande pesadelo.

Como fazer uma churrasqueira simples?

como construir churrasqueira

Agora que você viu as dicas para construir sua churrasqueira, vamos ao passo a passo propriamente dito de como fazer isso. Se você o fará sozinho, não fique nervoso, pois não é nada difícil.

Em primeiro lugar, separe todos os utensílios e equipamentos de proteção que forem necessários. Colher de pedreiro, furadeira, balde, luvas são coisas que você não pode deixar de lado nesse momento. Leve todos esses objetos para a área previamente escolhida, onde erguerá sua magnifica churrasqueira.

Você irá começar erguendo as paredes. Aqui há duas possibilidades. Você pode simplesmente sobrepor um tijolo sobre o outro até atingir a altura desejada, sem argamassa. Isso não dá qualquer sustentação à churrasqueira, no entanto. Ou pode empilhar os tijolos com argamassa entre eles, de modo que ficarão fixados com maior segurança.

Na terceira camada de tijolos, vire-os ao contrário, para que sirvam de base para o suporte de base. Tudo isso deve ser pensado e medido previamente, para que os tamanhos se encaixem com perfeição.

Continue a subir as paredes da churrasqueira até atingir a altura que você deseja. Feito isso, coloque a chapa e a grelha por cima.

Vale a pena construir uma churrasqueira?

Isso é muito mais uma questão de gosto pessoal e de você avaliar se pode e se quer arcar com os gastos que envolvem esse tipo de projeto. Lembre-se que atualmente é possível ter diversos tipos de churrasqueiras em sua casa, alguns por preços bastante acessíveis. Não há necessidade de gastar com pedreiros, com materiais de construção ou coisas do gênero.

O fato de ter uma churrasqueira de tijolos em casa, no entanto, tem muito mais a ver com o tipo de pessoa que você é. Há quem, assim como eu, não abre mão da tradição de todo domingo reunir os amigos para assar uma carne. O espaço todo em volta da churrasqueira é sagrado, quase místico, algo que um disco de arado ou uma churrasqueira elétrica não pode proporcionar.

Além disso, churrasqueiras de pedra, de alvernaria, de tijolo servem também como um aquecedor em dias frios. Se você mora no Sul do Brasil, por exemplo, sabe que no inverno as temperaturas caem bastante, e pode ser super útil ter aquela brasa queimando para se aquecer.

Por isso digo que, sim, vale a pena ter construir uma churrasqueira se você tem condições para isso. Acrescento, ainda, que o ideal é que isso seja feito por um profissional gabaritado e acostumado a realizar esse tipo de projeto.

Quanto custa construir uma churrasqueira?

É difícil chegar a um valor concreto. Essa resposta depende muito do tamanho da churrasqueira que quer construir, assim como da qualidade dos materiais que irá usar. O correto é jogar os números sempre para o alto, para evitar surpresas financeiras durante a realização do projeto.

Nesse sentido, cabe aqui outra dica: veja quanto custam as churrasqueiras prontas ou pré-moldadas. Quando falo prontas, me refiro àquelas americanas ou as de jardim, que são tão boas quanto uma tradicional. As pré-moldadas até não são tão mais caras, e costumam ser muito simples de serem instaladas em qualquer lugar.

Construir churrasqueira em apartamento: pode?

Isso é um caso mais complexo e que precisa ser analisado com cuidado. Especialistas acreditam que é preciso haver um espaço previsto na planta para a construção de uma churrasqueira. Nesse sentido, a construção de uma churrasqueira pode acabar dando alguns problemas junto ao condomínio e aos seus vizinhos.

Uma alternativa, portanto, é uma churrasqueira de embutir. Elas têm vários modelos interessantes, sendo algumas funcionando a gás e outras a eletrecidade. Além disso, a já mencionada churrasqueira pré-moldada é uma opção super vantajosa, principalmente em termos de preços. O problema delas é que precisam de dutos com exaustão mecânica para evitar a formação de fumaça.

Vantagens de uma churrasqueira pré-moldada

As pré-moldadas, como mencionei acima, são boas opções. Elas são modelos pré-fabricados, em um tamanho pré-definido, que o próprio cliente pode encomendar de acordo com suas preferências e necessidades. Há modelos, inclusive, que são verdadeiras cozinhas completas!

Tudo que você tem a fazer é medir o tamanho da cozinha, da varanda ou até de um espaço externo maior. Meça tudo, e veja se há espaço para a chaminé. Depois de tudo medido, você entra em contrato com uma fábrica, que irá lhe fornecer o produto conforme as suas especificações.

Uma grande vantagem desse tipo de churrasqueira é que a instalação é muito simples. Todos os módulos se encaixam perfeitamente. As peças são de concreto, garantindo durabilidade e resistência. Além disso, sempre que quiser mudar a churrasqueira de lugar, basta encaixar os módulos de novo em outro espaço.

O preço é outro fator decisivo e muito importante na compra desse tipo de churrasqueira. Você encontra produtos por cerca de R$ 600,00, embora as mais elaboradas sejam mesmo mais caras. Tudo vai depender do tamanho, do modelo e de qual empresa que fabrica a churrasqueira que deseja.

 

 

Crédito das imagens: Pexels, Unsplash e Pxhere