Entradas para Churrasco: O Que Servir?

pão com queijo e tomate

Muitas vezes as entradas para churrasco viram um dilema…

Pensar em entradas para churrasco sempre me dá dor de cabeça. Primeiro porque depende de quantas pessoas, depois porque depende de que pessoas. Agora, se você tem churrasqueira elétrica, ou pequena demais, e, por isso, precisa enrolar seus convidados, já que o churrasco vai demorar, o melhor é mesmo caprichar nas entradas.

Nessa hora você já tem que ter tudo preparado também: acessórios, facas, pedra de sal (se tiver). Todo mundo se entope e na hora que chega a carne, ninguém anima mais comer. Se é um churrasco mais simples, da galera mesmo, as entradas podem ser petiscos para churrasco barato, como salgadinhos, amendoim, cervejinha, caipirinha e um pão com alho.

Clique aqui para acessar tudo o que você precisa saber sobre preparar um bom churrasco!

Entradas Para Churrasco Sofisticadas

Mas espera, não vale qualquer petisco, tem que armonizar. Mas quando é churrasco de família, aniversário ou qualquer ocasião importante, as entradas para churrasco têm quer mais gourmet. Sabe aquela coisa, assim, mais refinada? Com direito a tábua de frios, ovinho de codorna e patês para passar no pão com alho.

Antes que você, como eu, arranque os cabelos pensando em entradas variadas, diferentonas e, mais importante de tudo, boas para o seu bolso, a gente aqui dá as dicas de entrada para servir antes do churrasco. A verdade é que tem muito acompanhamento de churrasco que o povo aqui do Sul considera entrada.

Esse papo de que espeto de coração e salsichão são entradas para churrasco é mentira. Isso só serve quando você precisa fazer um churrasco barato e sem carne ou com pouca carne. Aí é chouripán e já está feito!

Então, o que servir antes do churrasco ficar pronto?

Não entre em pânico! Tudo na vida, com um pouco de planejamento, dá certo. Vamos então a algumas dicas de entradas para churrasco que vão salvar seu dia.

Entradas para churrasco: Quando é gourmet

Sabe aqueles churrascos de final de ano, que junta família, colegas de trabalho e amigos e você precisa impressionar? Então, se liga nessas ideias simples e deliciosas que vão fazer sucesso enquanto o povo espera o churrasco ficar pronto.

Tenha apenas uma coisa em atenção: as entradas para churrasco devem estar prontas antes de os convidados chegarem. E faz sentido, não? Por isso planeje-se para fazer algumas coisas um dia antes ou, pelo menos, horas antes.

1. Presunto de parma com melão

entradas para churrasco

Essa é uma ótima ideia agora no verão. O presunto de parma combina com melão verde. Uma dica legal é, em uma tábua ou prato mais refinado, coloque as fatias do presunto de um lado e faça bolinhas de melão com uma colher específica para isso.

Para dar um toque ainda mais bacana, você pode fazer algumas bolinhas de melão verde, outras de melão espanhol e algumas de melancia. Assim, ficará bem colorido. Se não encontrar presunto de parma, opte pelo espanhol defumado, também fica uma delícia.

Outra forma de apresentação que chama a atenção é enrolar as fatias de presunto, fazendo uma trouxinha, e colocar a bolinha de fruta ali dentro. Fica parecendo uma florzinha.

2. Tostinhas com molho de cebola caramelizada

entradas-para-churrasco

Churrasco é uma comida pesada e forte. Então, por que não apostar nos sabores mais intensos? Servir umas tostinhas com molho de cebola caramelizada com certeza deixará seus amigos entretidos enquanto a carne assa.

Essa receita é da minha avó e é muito simples. E, na minha opinião, fica ainda melhor se você utilizar cebola roxa! Você vai precisar de:

  • Uma colher de sobremesa de manteiga e outra de azeite de oliva;
  • Uma colher de sobremesa de açúcar;
  • Uma pitada de orégano;
  • Duas cebolas médias cortadas em julienne;
  • 100 militros de molho shoyu;
  • 400 militros de água;
  • Duas colheres de sopa rasas de amido de milho;
  • Pimenta moída na hora a gosto;
  • Sal, se necessário.

Modo de preparo:

Derreta a manteiga, com um fio de azeite de oliva, em uma panela e adicione a cebola e o orégano. Para ficar bom, sem queimar a cebola, tampe. Quando murchar, coloce o açúcar, mexa e espere caramelizar a cebola.

Para saber o ponto, basta olhar o fundo da panela, irá se formar um fundo marrom na panela (isso não é queimado, não se preocupe). Não deixe ficar preto o fundo da panela, para isso cozinhe em fogo baixo mexendo sempre.

Misture a água com o shoyu, coloque uma pequena quantidade na panela, apenas para desgrudar do fundo, e misture bem. Dissolva o amido de milho no líquido restante e coloque na panela.

Deixe em fogo baixo mexendo sempre até que engrosse. Adicione os tempero. Sirva em um potinho de vidro transparente, com uma faquinha para que as pessoas coloquem o molho nas tostinhas.

3. Molhos de alho variados

entradas para churrasco

Nada mais chique na vida que vegetais cortados em palitinhos para comer com molhinhos. Já são diversos os restaurantes que cobram uma fortuna para fazer esse couvert facílimo.

O que você precisa? Criatividade! Basta cortar algumas cenouras e pepinos em palitinhos finos e fazer alguns molhos de alho.

Eu tenho uma receita que serve de base e depois é só adicionar outros ingredientes para criar molhos variados e dar a sensação que tem muita opção. Quando o esquema é gourmet, variedade importa e muito!

Ingredientes da base:

  • Uma xícara de chá de leite gelado;
  • Três dentes de alho;
  • 400 mililitros de óleo;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite, o alho, e o sal, colocando o óleo em fio aos poucos, até ficar bem cremoso. Para criar varios molhos, pode fracionar a base e adicionar em cada parte ingredientes diferentes. Eu gosto de fazer uma versão de salsa e cebolinho.

É só juntar uma colher de sopa dos temperos na hora de bater os outros ingredientes no liquidificador. Fica uma maionese verde, bem bonita.

Outra versão gostosa é a de páprica defumada. Mas você pode ser mesmo criativo e fazer até de limão, vinagrete ou o que desejar.

4. Tapas

Não consigo ignorar minhas origens espanholas. Como já falei antes, minha mãe é filha de espanhóis. Uma coisa que ela sempre faz nos eventos de família como entradas para churrasco são as tapas.

A versão dela é a melhor, então nem vale a pena tentar outra receita. Basicamente você calcula as quantidades tendo em conta que um pão francês dá para duas pessoas.

Vou colocar abaixo a receita que rende para quatro pessoas. Depois é só multiplicar!

Ingredientes:

  • Dois pães franceses, pode ser uma baguete também;
  • 100 gramas de cream cheese;
  • 100 gramas de tomatinho cereja;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva;
  • Uma colher de chá de vinagre de maçã ou balsâmico;
  • Sal a gosto;
  • Um punhado de manjericão fresco picado;
  • Um punhado de cebolinho fresco picado.

Modo de preparo:

Antes de tudo, é preciso aquecer o pão. Pode ser numa torradeira ou na chapa. Um segredinho que ninguém te conta, pode fazer com pão dormido, fica bom igual.

Em uma tigela separada, misture os tomatinhos cereja picados com os temperos, o sal, o azeite e o vinagre. Deixe a mistura descansar por dez minutinhos.

Quando os pães estiverem torradinhos, passe cream cheese neles. Mas não economize, é uma camada grossa mesmo.

No topo de cada pão, coloque uma colher de sopa da mistura com os tomates. Decore com folhas do manjericão, se quiser.

5. Queijos e figos

entradas para churrasco

Simples, rápido e fácil. Figos frescos com queijos de qualidade nunca falham! Além de combinarem com o paladar do churrasco, são outra excelente combinação de doce versus salgado, como o melão e o presunto.

Além de deixarem uma ótima impressão, já que a composição sempre fica bonita. Aposte nos queijos fortes, eles mesmos! Pode ser brie, gorgonzola, queijo azul, grana padano ou provolone.

Se o churrasco for a noite, sirva essa entrada acompanhada de um bom vinho tinto, de preferência um pinot noir. Se for um evento mais íntimo, com poucas pessoas, pode centrar na mesa uma tábua com os queijos e os figos, ou geleia de figo, e decorar com velas em copos de vidro transparentes.

6. Canapés sem glúten

Vamos combinar que essa coisa do “sem glútem” é fashion. Mas, brincadeiras a parte, é sempre legal ter opções para amigos que não podem comer as torradinhas ou o pão com alho.

Os canapés sem glúten são, basicamente, a base de legumes. Existem um milhão de receitas que você pode fazer e até mesmo inventar.

O mais legal dos canapés é que se você quiser ser um bom host, será obrigado a socializar com os seus convidados, levando os quitutes pelo ambiente do churrasco.

Veja abaixo como fazer uma versão simples, barata e gourmet dos canapés sem glúten:

Ingredientes (quantidades desejadas):

  • Pepino japonês;
  • Presunto;
  • Tomate cereja;
  • Ricota;
  • Pimenta;
  • Orégano;
  • Sal;
  • E outros temperos que você queira utilizar para temperar a ricota.

Modo de preparo:

Tempere a ricota com pimenta, orégano e demais temperos que você escolher. Lave bem o pepino e corte em rodelas, sem remover a casca. Sobre cada rodela de pepino, coloque um pedaço de presunto, uma porção de ricota temperada e uma metade de tomate cereja.

Se quiser gastar um pouco mais, pode substituir o presunto por um camarão salteado em cada canapé.

Entradas para churrasco: Quando é informal

Naqueles churrascos mais informais em que a cerveja rola solta e as entradas são mais para distrair da demora da carne mesmo, você pode pegar mais leve. Não queremos que ninguém fique cheio antes do prato principal.

7. Frutas secas

entradas para churrascoAgora com o final do ano, elas ficam mais baratas, já que é a moda. Frutas secas são uma opção muito boa quando a ideia é entradas para churrasco de última hora. Sem falar que elas juntam as pessoas. Você já reparou que onde tem um pratinho com amendoim tem gente? Pois é!

Além disso, frutas secas harmonizam super bem com cervejas. Talvez o seu churrasco seja mais caseiro e simples, por isso você não vai querer gastar muito.

Poupe nas entradas, use castanhas, amendoins e uvas passas em potinhos espalhados entre os convidados e invista em cervejas de qualidade. Todo mundo notará a diferença.

8. Salgadinhos e batatinhas

entradas para churrasco

O segredo está na ilusão de ótica. Ninguém precisa saber que você comprou salgadinho de pacote. Despeje alguns salgadinhos em pires diversos. Em potes menores coloque mostarda, maionese e katchup. Fica uma apresentação bacana e simpática e as crianças adoram.

Se você é mais do tipo “faça você mesmo” e tiver mais tempo, pode fazer seus próprios salgadinhos. Um que fica sempre incrível é os chips de batata doce.

São fáceis e pode fazer até no forno, sem fritura nenhuma. É só cortar a batata doce, com casca mesmo, em fatias bem finas, quase transparentes.

Disponha as fatias em uma forma, sobre papel manteiga. Tempere com sal grosso e azeite de oliva. Cozinhe no forno por uns 30 a 40 minutos.

Pode fazer isso com diferentes tipos de batatas, é mais saudável que os de pacote, com toda a certeza. Também fica bom com abobrinha e abóbora.

No entanto, os vegetais ou legumes com mais água, convém deixá-los um tempo pressionados em papel toalha antes de levar ao forno, para que sequem bem. Se não, não ficarão com aquele aspecto crocante.

Acho que essa é a opção mais barata de todas as entradas para churrasco.

9. Tábua de boteco

entradas para churrasco

Sabe aquelas tábuas de boteco que você encontra em qualquer lugar que vende cerveja? Geralmente tem variações: com pickles, com ovo de codorna, com frios, com salame, com pães, com legumes…

Você, muitas vezes, consegue até aproveitar coisas que já tem na geladeira. Se forem poucas pessoas, pode comprar diversos tipos de frios em pedaços e cortar em cubinhos.

Não se esqueça de decorar a tábua e colocar palitinhos para as pessoas não pegarem os alimentos com as mãos. Se for em um churrasco mais numeroso, você pode fazer mini versões individuais.

Por exemplo, coloque em pelotines de cupcake um punhadinho de queijo, pickles, ovo de codorna e presunto picados. Fica bem simpático.

10. Cogumelos recheados

Os cogumelos recheados são uma boa pedida de entrada daquele churrasco de inverno. Também agradam os vegetarianos de plantão. Porque convenhamos, sempre tem um vegetariano que aparece nos churrascos, então temos de incluí-los no menu.

Ingredientes:

  • Uma bandeja de cogumelos Portobello (uma unidade por pessoa);
  • 300 gramas de queijo gorgonzola (ou outro de sua preferência).

Modo de preparo:

Lave os cogumelos e escorra bem. Tirar os talos bem rente a base, deixando a parte inferior do cogumelo mais plana para receber o queijo.

Em outro recipiente, amasse o queijo de forma que fique homogêneo. Recheie cada cogumelo com o queijo e coloque na grelha com o queijo virado para cima. Sirva quando o cogumelo estiver macio e o queijo, derretido.

Entradas para churrasco: Volta ao mundo

Digamos que o seu churrasco é uma ocasião mesmo especial. Porque todo churrasco é um pouco especial, mas este pode ser, assim, um tanto mais.

Uma festa de aniversário, um casamento ou um evento maior. Que tal levar os seus convidados por um passeio pelo mundo nas entradas?

Agora já é bastante comum vermos sushi e comida mexicana associados ao churrasco. Então você pode incorporar alguns elementos de outros países nos quitutes que servirá ao início do seu evento.

Eu particularmente gosto da ideia de oferecer uns nachos com guacamole. É algo leve, não enche muito e o sabor é bastante contrastante com o churrasco.

11. Nachos com guacamole

Arriba! Não há quem não goste de nachos. E eles combinam muito com uma boa caipirinha em uma noite de verão. Fazer é simples, você vai precisar de dois pacotes de tortilhas de milho ou Doritos.

Para o sour cream:

  • Uma caixinha de creme de leite (o de caixinha é menos consistente, por isso é melhor);
  • Um pote de cream cheese;
  • Duas colheres de sopa de vinagre branco;
  • Suco de meio limão.

Misture tudo em um liquidificador. Para servir, raspe a casca de um limão por cima, dá um toque especial.

Para o guacamole:

  • Um tomate maduro picado;
  • Um abacate maduro grande;
  • Meia cebola picada;
  • Um dente de alho picado;
  • Suco de meio limão;
  • Um fio de azeite de oliva;
  • Sal e pimenta a gosto.

Em uma tigela, amasse o abacate com um garfo, juntando o suco do limão, o azeite, o sal e a primenta. Quando formar um purê, junte os outros ingredientes picados e apenas incorpore. Sirva em um pote decorado.

12. Sushi ocidental

Uma coisa que eu amo fazer com as minhas amigas de entrada para o nosso churrasco é esse “sushi” ocidentalizado. Uma vez por mês a gente se junta, só as mulheres, e fazemos a nossa “girls night”.

Já é tradição aqui em casa e eu sou a assadora oficial. A receita é de uma prima minha, mas ela deixa eu compartilhar com vocês!

Ingredientes:

  • 200 gramas de salmão cru defumado em tiras;
  • 150 gramas de cream cheese, pode ser do temperado com ervas finas;
  • Um punhado de cebolinho e salsa bem picadinhos.
  • Seis morangos.

Modo de preparo:

Enrole cada fatia de salmão defumado em meio morango envolvido em (muito) cream cheese e coloque em uma travessa. Tempere com a salsa e cebolinho por cima. Para servir, coloque um recipiente com um pouco de molho shoyu.

Se você não gosta de morangos, pode substituí-los por pepinos ou kiwi, também fica excelente.

entradas para churrasco

 

Crédito das imagens: Pexels e Unsplash

Angeloni Eletro