Kit descartável para churrasco, isso existe?

kit descartável para churrasco

Quanto maior é a festa, maior é a vontade do assador em comprar um kit descartável para churrasco

Quer comprar kit churrasco? Muita gente me conta que deixa de fazer o evento porque desconhece a existência do famoso kit descartável para churrasco.

E sim, eu completamente entendo a preguiça! Fazer churrasco é, em outras palavras, fazer sujeira.

É prato sujo para lá e para cá e no final não fica ninguém para lavar a louça suja além de você. Terminar um churrasco e ter que partir para a limpeza é horrível e cansativo.

Depois de comer, tudo o que você mais quer é deitar e descansar, processar aquela comilança. A alternativa é pouco ecológica, mas ajuda você a se livrar de horas de esfrega esfrega na cozinha.

Optar por pratos descartáveis de acrílico é o jeito de economizar um tempo para você. E não é só em tempo que você economiza, você também poupa água, sabão e luz!

prato de papel para churrasco

Quando usar um kit descartável para churrasco?

São inúmeros os eventos que você pode utilizar um kit desses. Seja por preguiça, por falta de tempo ou por necessidade, é sempre bom saber quais são as suas opções.

E quando você viaja com a sua churrasqueira portátil você não vai levar junto seus pratos, talheres e utensílios de cozinha. É impraticável! Se você vai acampar ou passar umas semanas na praia, você pode comprar um kit descartável para churrasco e levar com você.

Ou, melhor ainda, pode comprar pelo caminho. Não precisa ficar carregando um mundo inteiro nas costas.

Quando eu era criança e ia acampar com a minha família, lembro da minha mãe e da minha avó levando panela para lá e para cá. Meu pai e meu avô levavam horas para carregar e descarregar o carro.

E o que era para ser um final de semana em família, de descanso e de churrasco, se transformava em um grande estresse.

Depois, era um inferno voltar para casa dividindo o carro com toda a louça suja, porque nunca tem onde lavar as coisas no meio do mato. Por causa disso, minha família parou de acampar.

Mas eu continuo esse ritual com algumas amigas e sempre levamos coisas que podemos jogar no lixo reciclável, em vez de lotar nossos carros e mochilas com coisas desnecessárias.

kit descartável para acampar

Churrasco piquenique

Um piquenique é outra ocasião que pede a compra de um kit descartável para churrasco. Quem vai ficar carregando faca, garfo e prato pela praça?

Imagina que você nem se quer vai de carro, pior ainda, não é? Você já tem que carregar churrasqueira, carvão, carne, salada de batata e bebidas, então facilite sua vida e corra para o supermercado um pouco antes do piquenique para comprar pratinho descartável.

Fica até mais fácil de juntar o lixo todo na hora de ir embora e deixar o parque limpinho. É que em vez de ficar prato a prato separando restos de comida e garfos e facas sujas, você simplesmente joga tudo em um saco e o problema está resolvido.

Sem drama e sem deixar rastros. Você pode até pôr seus filhos na missão de recolher o lixo, porque as facas de plástico não machucam e eles não correm nenhum risco.

Assim você aproveita mais tempo no que interessa: ficar com quem você ama!

churrasco piquenique

Kit descartável – preço

O valor mínimo a pagar por um kit descartável para churrasco é mais ou menos R$ 15,00. Você pode comprar essa opção disponível no site das Lojas Americanas e é bem simples, mas serve até 10 pessoas.

O bom é que vem com talher descartável para churrasco, daqueles que a faca corta mesmo. Bem mais em conta do que ter um faqueiro especial como um kit churrasco Tramontina, como este aqui.

Quem não faz churrasco com frequência pode apostar nos kits que depois da festa vão para o lixo. No Submarino você encontra este kit com prato descartável resistente para churrasco, que serve 30 pessoas.

Não quer comer comida fria? Tem esse jogo de pratos térmicos de isopor nas Lojas Americanas, com 25 unidades. No Extra tem outro modelo, com a mesma quantidade de pratos.

Dica: se você não sabe calcular os pratos descartáveis do seu evento, a MB Embalagens oferece online esta ferramenta que calcula para você. Você só coloca lá a duração da festa e o número aproximado de pessoas, que eles fazem o resto!

Kit descartável para churrasco de luxo

E antes que você diga “ah, mas essas coisas descartáveis são feias”, olha esses garfos. Agora já existe produto descartável resistente e bonito, sem ser de plástico branco e feio.

No mesmo site, você também encontra o prato descartável para churrasco de luxo. Eles são mais caros, por seis unidades, porém nem parecem descartáveis. Enganam bem se o seu churrasco for um evento um pouco mais requintado.

Se você é fã do acrílico, aposte neste tipo de prato. São transparentes e lembram pratos de churrasco mesmo, sabe, aqueles de vidro? Mas não quebram e são ótimos para servir a refeição dos mais pequenos.

Olha esse prato, gente! Agora, com o prato de luxo da Silverplastic, você pode transformar seu churrasco em uma boda de casamento ou uma despedida de solteira com as suas amigas. E mais, tem o copo combinando, para beber aquela cervejinha gelada sem ficar mal na foto.

churrasco na rua

Festas com kit de churrasco descartável

Falando em festa, nem todos os pratos descartáveis são redondos. Tem este modelo do Submarino, que além de quadrado e barato, é ótimo para fazer sua festa de Ano Novo.

Porque ninguém vai virar a meia-noite lavando a louça e, depois da virada, todo mundo só quer saber de aproveitar!

Aniversário de criança é outro evento que o churrasco cai bem e você pode aproveitar diversos modelos de kits descartáveis. As Lojas Americanas têm para todos os gostos, meninas e meninos, para os bebês e os maiorzinhos. Por um preço bem em conta você leva 800 itens descartáveis, coloridos e bonitos.

Na Cepel, você encontra um kit bacana de festa para 50 pessoas. Essa mesma loja tem também o pacote de acendedores e espetos descartáveis.

E quando o assunto é festa, você pode montar uma belíssima mesa de doces caseiros no seu churrasco, com esse kit. Ninguém vai reparar que são apenas brigadeiros.

São 50 peças em MDF, ou seja, placa de fibra de média densidade. Você até consegue reaproveitar e usar mais de uma vez, se quiser.

festa de criança

Kit descartável para churrasco é saudável?

Boa pergunta! Muita gente demoniza os pratinhos descartáveis. E é verdade que muitos deles podem fazer mal, assim como muita louça de aço ou esmaltada. Mas convém ressaltar alguns pontos sobre o assunto que podem fazer você optar por um certo tipo de produto sobre o outro.

O plástico, na minha opinião, é a melhor escolha. Primeiro porque todo o plástico, rígido ou flexível, é 100% reciclável. Depois porque esse material é barato, reutilizável e prático.

Se não sujar muito, os pratinhos de plástico você sempre pode passar por um pouco de água e sabão e usar de novo. Os pratos de papel se desmancham, caso você coma algo com muito líquido, com molho, por exemplo.

Isso faz com que as pessoas não fiquem o churrasco inteiro com o mesmo prato. Lá se vai o seu cálculo de material por cabeça e a sua consciência ambiental!

Já os pratos de isopor, apesar de manterem a comida quentinha, são péssimos para a saúde. Em uma busca rápida pelo Google você já encontra mil e um motivos para não usar esse tipo de material.

kit de papel e plástico

Males do isopor

O isopor trata-se de poliestireno expandido (EPS). É extremamente nocivo ao meio ambiente e não é propriamente reciclável, ao contrário do que muita gente pensa, mesmo sendo feito da mesma matéria prima que o plástico.

Por si só, o ele não polui, nem contamina a terra. O problema maior está nas centenas de anos que ele demora a se decompor e no grande volume que ocupa enquanto isso.

A reciclagem deste material, em larga escala, é impossível e ainda não se sabe como torná-la viável. Algumas cidades famosas, como Nova Iorque, inclusive proíbem a venda de copos descartáveis de isopor.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), anualmente são consumidos cerca de 2,5 milhões de toneladas de isopor em todo o mundo. Você não quer contribuir para isso, não é mesmo?

Alguns cientistas já conseguiram relacionar o isopor a certos tipos de câncer e outras doenças. O problema, de acordo com eles, não está no poliestireno em sim, mas sim quando adicionamos calor ao isopor.

É mais arriscado com copos e aquele tradicional cafezinho. Porém, por via das dúvidas, eu prefiro kit descartável para churrasco em plástico mesmo.

copos plásticos

Mas o plástico não tem BPA?

Sim. Os produtos de plástico todos tem BPA. E o que é isso? O BPA significa bisfenol A, que é um composto químico. A abreviação surgiu para facilitar o conhecimento da substância pelos consumidores.

Mesmo assim, muita gente não tem noção que o BPA existe e está em quase todos os produtos de plástico que usamos para comer. Inclusive em kit descartável para churrasco.

Para quem não está informado, o principal problema com o BPA é que ele é um xenoestrogênio. Calma, não é assim tão complicado quanto parece.

A estrutura química orgânica do BPA é muito similar a alguns hormônios que temos no nosso corpo. Por isso, ele confunde os receptores celulares no organismo e se comporta de forma parecida à do estrogênio natural. Por causa disso, os médicos chamam o BPA de disruptor endócrino.

Quem tem problema de tireoide ou qualquer tipo de distúrbio hormonal, deve evitar o contato com o BPA em qualquer circunstância. No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a produção e importação de mamadeiras que contenham BPA, por exemplo. Entretanto, pratos e talheres descartáveis ainda contém a substância.

Como saber se tem ou não BPA nos meus utensílios de churrasco?

Então, existe um conjunto de códigos muito simples. Todas as empresas são obrigadas a marcar seus produtos com números e siglas, os produtos que são livres de BPA tem as seguintes combinações dentro de um triângulo: 1 PETE, 2 HDPE, 4 LDPE e 5 PP.

Aqueles plásticos que contêm muito BPA e fazem mal à saúde são marcados com as combinações: 3 V, 6 PS e 7 Outros/Others. Por isso, procure sempre comprar kit descartável de plástico para churrasco que não tenha esses símbolos! Assim você protege a sua saúde e da sua família e amigos.

espeto descartável

E a carne? Existe este kit descartável para churrasco?

Não adianta levar um monte de prato, copo, garfo e faca de plástico se não tem onde por a carne. Existe, sim, uma alternativa descartável para a carne, a salada de maionese, a farofa e os demais alimentos que você quiser transportar.

Seja para a praia, um piquenique ou um para acampar, levar a comida do churrasco em boas condições de armazenamento é importante. Especialmente se você vai andar por aí com carne crua.

Lembre-se de carregar uma geleira ou caixa térmica, para a sua maionese não virar salmonela. As Lojas Americanas tem um kit com três bem bacana, disponível aqui.

Parece caro, contudo você pode fazer diversos churrasco na rua com essas belezinhas. Da até para levar umas quantas latinhas de cerveja bem gelada para a beira do mar e aproveitar o sol, sem elas ficarem parecendo mijo.

Se não quer investir muito e seus churrascos ao ar livre são menores, você encontra aqui uma geleira pequena. Com 18 litros de capacidade, ela é ótima para levar na mão ou para por apenas o que realmente precisa ficar fresco.

Caixas de alumínio

Também existem caixas descartáveis de alumínio para transportar alimentos já cozidos sem risco de estragarem. Você encontra elas em qualquer supermercado por preços variados.

Mas não vai por para aquecer no micro-ondas depois! Alumínio não pode ir no eletrodoméstico. Lembre-se de colocar os restos do churrasco em um prato antes de esquentar para comer.

 

Fonte: BBC e UFRGS

Crédito das imagens: FreePik, Pexels e PxHere

Presentes para todas as ocasiões