Como Limpar Grelha de Churrasco Sem Dramas

limpar grelha de churrasco

Na hora de fazer e comer, todo mundo ajuda, mas quando é para limpar grelha de churrasco…

É normal que fiquem poucos convidados na hora de limpar os acessórios, as facas, a grelha de churrasco, ou até o disco de arado. Ninguém gosta de meter a mão na massa quando o assunto é sujeira. Nem eu!

Por isso, eu separei para vocês algumas dicas maravilhosas para facilitar a hora da limpeza. Aliás, algumas destas dicas vocês já devem conhecer ou já devem ter ouvido falar. Porque, verdade seja dita, todo mundo tem um avô ou tio que tem aquele truque na manga para acabar com a gordura ou eliminar a ferrugem.

E, por mais incrível que pareça, você deveria escutá-los mais. Os meios naturais de se livrar das substâncias gordurosas são os melhores. Portanto, esqueça os produtos químicos e que prometem mundo e fundos.

Você não precisa ser armar como se fosse enfrentar uma guerra. Há coisas na sua dispensa que nem imagina que pode utilizar para remover inúmeras sujeiras com pouquíssimo esforço!

limpar grelha de churrasco

Como limpar churrasqueira de tijolo?

Casa na praia, verão e você chama aquela galera para assar uma carne. Até aí, tudo bem. Até porque, em época de férias, todo mundo acaba por ajudar. Nem que seja para aparecer com um engradado a mais de cerveja!

Mas basta a carne (ou a cerveja) terminar, que você vai se ver sozinha com aquela pilha de pratos sujos, espetos engraxados e a churrasqueira então, nem se fala. Não entre em pânico. Comece pelo básico.

Algumas coisas precisam mesmo ficar de molho antes de lavar, por isso, faça a solução para por os espetos de molho e borrifar as paredes primeiro. Depois se ocupe de juntar o lixo. Assim, enquanto faz uma coisa, os agentes químicos vão agilizando o seu trabalho e depois não precisa esfregar muito ou nada.

Em churrasqueira de tijolo, convém apenas recolher todas as cinzas e limpar com uma escovinha seca para tirar todos os restos de carne. Mas ao longo do tempo, vai ficando tudo manchado, principalmente se você nunca aplicou resina.

bicarbonato de sódio

Limpar paredes: churrasqueira de tijolo ou inox

Tem uma misturinha que você pode fazer para restaurar aquele ar de novo na sua churrasqueira, seja ela de tijolo ou inox. É barbada e funciona que é uma maravilha. Eu já deixo pronta antes de começar a afazer os acompanhamentos do churrasco.

Primeiro passo de tudo é, se for aplicar a solução, deixe a churrasqueira esfriar. Se molhar a alvenaria com ela quente, corre o risco de estragá-la e ficar uns bons tempos sem comer uma boa carne.

Para a minha solução, eu uso meio litro de água, duas colheres de sopa cheias de vinagre de maçã, duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio e umas gotas de limão. Faço o produto para limpar churrasqueira um dia antes, para que fermente bem.

Depois que termina a função do churrasco e está tudo frio, borrifo nas paredes e deixo agindo por uns 20 minutinhos. E aí é que eu pego uma esponja, com a parte amarela para a alvenaria, e esfrego devagar em pequenos círculos.

Existem alguns produtos em lojas de construção que fazem o mesmo. Porém são danosos para a sua saúde. Limpar grelha de churrasco ou paredes com jato de água? NEM PENSAR! A alvenaria, mesmo com resina, não deve ser encharcada.

A churrasqueira de inox pode ser lavada com água, mas lembre-se que se não secar bem, pegará ferrugem!

sal e vinagre

Como limpar gordura de churrasqueira de tijolo?

Se mesmo com tudo isso, os seus tijolos continuarem engordurados, experimente utilizar papel toalha para absorver o excesso da gordura antes de dar outra mão da solução caseira. Pode também optar por fazer uma pasta com o vinagre e o bicarbonato, eu faço meio a olho, e esfregar com uma luva de borracha nas mãos, para não as ressecar.

Para fazer um desengordurante mais potente, misture 150 mililitros de vinagre de álcool com a mesma quantidade de detergente de pia em um borrifador. Aplique nas paredes e onde mais achar necessário. Lembrando que nunca deve encharcar os tijolos.

churrasqueira a carvão

Limpar churrasqueiras a carvão

O carvão sempre deixa muita fuligem e isso torna a churrasqueira mais difícil de limpar. Por isso é indicado você limpar os utensílios utilizados, assim que o churrasco terminar para evitar que o sal corroa os utensílios e cause ferrugem.

  1. Primeiro, retire as grelhas de sua churrasqueira e esfregue-as com escova de cerdas duras, ou de aço, e um pouco de detergente, ou limão, para retirar restos de carne e gordura.
  2. Depois lave-as com água morna, sabão e palha de aço (aquele tipo de esponja de aço mais grossa).
  3. Se sua grelha for de ferro, passe óleo (vegetal mesmo!) sobre toda sua superfície para que não enferruje.
  4. Lave sua churrasqueira sempre depois e antes de usar. Seque-a bem e pincele sobre toda a grelha óleo de cozinha. Assim será mais fácil de lavar no final do próximo churrasco.

churrasqueira elétrica

Limpar churrasqueiras a gás e elétricas

Churrasqueiras elétricas são mais rápidas para assar a carne e fazem menos sujeira que as churrasqueiras a carvão. E tem um bônus: produzem pouca fumaça. Para limpá-las siga estes passos:

  1. Com a churrasqueira ainda quente, remova com uma espátula os restos de carne que ficaram na grelha.
  2. Retire a vasilha que apara a gordura embaixo da churrasqueira e lave normalmente.
  3. Depois de fria, coloque a grelha de molho na água por algumas horas. A sujeira vai se desprender facilmente assim, basta passar uma esponja macia com detergente.
  4. Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre em um litro de água morna e aplique nas partes externas da churrasqueira usando uma escova macia. Depois passe um molhado e deixe a churrasqueira secar à sombra.

Como limpar grelha de churrasco enferrujada ou muito engordurada?

Às vezes a grelha enferruja com o tempo ou até porque a nossa churrasqueira portátil fez muitas visitas à praia e pegou maresia. Isso não é motivo para jogar o utensílio fora. A ferrugem muitas vezes tem solução. Confira abaixo algumas sugestões!

limpar grelha de churrasqueira com limão

Como limpar grelha de churrasqueira com limão?

O limão é aromático, natural e não serve só para fazer caipirinha. O suco de limão pode ser utilizado em todo o tipo de limpeza, inclusive na remoção de gordura e ferrugem. O ácido cítrico presente na fruta é muito potente na remoção das manchas.

Basta cortar um limão ao meio e esfregá-lo diretamente na área suja até conseguir o resultado desejado. Uma das melhores formas de remover a crosta é com sal e limão. Experimente espalhar sal sobre a área afetada e depois espremer algumas gotas de suco de limão em cima.

Tenha certeza que cobriu bem a parte enferrujada e deixe agir assim por duas ou três horas antes de lavar com água e sabão.

batata contra a ferrugem

Como limpar grelha de churrasqueira com batata?

Você já deve ter visto alguém da sua família usando batata crua para remover gordura ou ferrugem por aí. Os mais velhos sabem do que eu estou falando. A batata é alcalina e, por isso, funciona muito bem no ataque à ferrugem!

Para fazer uso dessa maravilha, opte pela batata tradicional, aquela mais baratinha mesmo. Em casos mais difíceis, mergulhe o tubérculo em sal grosso antes de esfregar, para que este possa fazer o papel de lixa. O resultado? Objetos livres de ferrugem de forma ecológica, ou seja, sem o uso de produtos químicos nocivos.

Coca-cola para limpar grelha de churrasco

Tem quem diga que é mito, porém eu posso confirmar que já vi funcionar. Aliás, quem não conhece aquele vídeo viral que mostra o que acontece a um osso de galinha depois de ficar um dia mergulhado em coca-cola?

Então, às vezes eu reaproveito aqueles restos de refrigerante e, antes de jogar fora, coloco os garfos e facas sujos de molho nos copos. Isso facilita bastante na hora de lavar a louça.

Também é ótimo para as panelas e utensílios de inox. Deixa tudo com um brilho espetacular, como novo.

Não deixe para amanhã…

refrigerante para limpar inox

A velha regra de limpeza vale também para limpar grelha de churrasco: não deixe para limpar depois o que você pode fazer hoje.

Nada de deixar a gordura e o resto de carne para o dia seguinte, porque além da sujeira ficar mais difícil de ser removida, a preguiça vai ficar maior, certo?

É muito importante que você tenha o cuidado e a preocupação de se livrar da sujeira no dia do churrasco. Não é só uma questão de higiene, mas também de saúde.

A carne crua carrega muitas bactérias. E, num churrasco, o que mais tem é pingo de sangue aqui, mancha de gordura ali e carne passando para todo o lado. Se você deixa sujo, aumenta a chance de proliferação dos microorganismos.

Ninguém quer fazer uma festa e deixar todos os convidados doentes, não é? Por isso é preciso limpar grelha de churrasco com atenção e cuidado redobrados.

Lavando os acessórios e utensílios

Quando se fala em limpar grelha de churrasco e acessórios, todo mundo pensa logo nos espetos. Entretanto, antes disso, convém falarmos da tábua de corte da carne.

Já sabemos que devemos evitar as de madeira ou material que abra fissuras com o tempo. As melhores são de pedra ou vidro.

Mesmo assim, elas merecem uma atenção especial quando for lavar.

Depois de passar por água quente e detergente antibacteriano, enxágue bem e seque sua tábua de corte com papel toalha.

Uma vez que os panos de prato contêm germes provenientes das mãos e de outros acessórios da cozinha, que podem contaminar uma tábua de corte já limpa.

Especialistas recomendam que, quando utilizar as tábuas para cortar carne crua, faça uma higienização mais profunda.

O método mais eficaz e comum para higienizar as tábuas de cozinha é submergi-las em uma solução com uma tampa de água sanitária para quatro litros de água.

tábua de churrasco

Limpar grelha de churrasco ou espeto com pão

Isso mesmo, você leu pão. Pão de comer? Sim, o velho e bom cacetinho, como se diz aqui no Sul. Um pão dormido, bem duro, é tudo que você precisa para tirar aquela crosta que fica nos espetos.

O método? Esfregar e esfregar. Essa é uma das minhas dicas favoritas. Ninguém acredita, só quando vê alguém fazendo.

Há muitos vídeos na internet, até de pessoas usando pão para limpar grelha de churrasco. O alimento, quando seco, absorve a gordura e funciona como uma lixa natural.

Só que não é áspero o suficiente para danificar o material da grelha ou dos espetos.

Misturar bicarbonato de sódio e água oxigenada também resulta em crostas de gordura. A medida ideal é uma colher de sopa de bicarbonato para duas de água oxigenada.

Sempre prepare a mistura em uma tigela bem maior, porque a reação das substâncias formará uma espuma espessa. Aplique com a ajuda de uma esponja de cerdas moles.

Tirando mancha de churrasco da roupa

Todo bom assador sabe que no final de um churrasco é impossível sair limpo. “Entre mortos e feridos salvaram-se todos”, menos as roupas! Ou é porque ficam cheias de fuligem e fedendo, ou é porque pinga gordura da carne.

Antes de jogar fora aquele avental que você adora ou a roupa que estava usando para assar a carne, se liga neste passo a passo.

Você vai precisar de detergente de louça incolor, para não manchar ainda mais o tecido, vinagre branco e luvas de borracha.

Apesar de os produtos listados aqui não serem particularmente agressivos, você vai ter que esfregar a roupa vigorosamente.

Passo a passo: 

  1. Estenda a roupa e cubra toda a área manchada com o detergente neutro.
  2. Em seguida, use seus dedos para aplicar o detergente com cuidado. Você verá que a mancha começa a se dissolver quase imediatamente, pois a maioria dos detergentes de louça já absorve a gordura diretamente.
  3. Use o vinagre branco puro para enxaguar o detergente. Ao manusear o vinagre, mantenha-o sempre afastado dos olhos, para não dar aquela irritação básica.
  4. Finalize tirando o excesso de vinagre com uma pano limpo umedecido com água.
  5. Lave a peça na máquina como faria normalmente.

Essa dica é tiro e queda para tirar as manchas mais persistentes.

Pronto, agora que você já tem tudo limpinho, partiu outro churrasco?

 

 

Crédito das imagens: Allthefreestock

Fontes: Leroy Merlin, Gazeta Online

Angeloni Eletro