Churrasqueiras e Acessórios

Melhor Churrasqueira a Gás: 5 Modelos

acender churrasqueira

Descubra agora qual a melhor churrasqueira a gás disponível agora

Está procurando a melhor churrasqueira a gás disponível no mercado? Fique por dentro de algumas das melhores opções.

Melhores churrasqueiras a gás: 5 modelos disponíveis no mercado

A melhor churrasqueira para mim pode não ser a melhor para você. Existem opções de churrasqueira a gás para apartamento, seja um modelo embutido ou um modelo de churrasqueira a gás de bancada. Portanto veja com cuidado cada um dos itens que separei na lista abaixo antes de tomar uma decisão definitiva sobre qual é a melhor churrasqueira a gás.

1. Malta

Churrasqueira Vertical A Gás

Essa Malta compacta é a mais barata do mercado em termos de churrasqueiras a gás. É de fácil manejo, simples e pode atingir até 250 graus. A principal desvantagem é que o controle de temperatura é manual, então você não poderá deixar o churrasco lá sem ninguém cuidando.

Ela conta com duas grelhas e bandeja coletora de gordura. A sua estrutura é em aço carbono e a dupla parede faz com que o calor se concentre e o alimento seja preparado com mais rapidez.

2. A Gás Malta Vermelha

 Foto 1 - Churrasqueira Rotativa Vertical À Gás Vermelha 1054 - Malta Foto 2 - Churrasqueira Rotativa Vertical À Gás Vermelha 1054 - Malta Foto 3 - Churrasqueira Rotativa Vertical À Gás Vermelha 1054 - Malta Churrasqueira Rotativa Vertical À Gás Vermelha

A Malta é bivolt e a gás, ou seja, é híbrida. É compacta e vem com três espetos rotativos para você servir seus amigos e familiares com um belo churrasco. É a churrasqueira ideal para um churrasco com muitas pessoas.

Tem um design único. A principal vantagem é a sua porta de vidro transparente, perfeita para não perder o ponto e garantir o sucesso do churrasco. É toda em aço carbono, que a torna ultra resistente e está disponível na cor vermelha.

3. Mor Ferrara

Lembra daquelas churrasqueiras de quintal dos filmes americanos dos anos 1990? Essa da Mor Ferrara é igualzinha! É um produto prático e agradável para quem tem pátio ou terraço.

Tem rodinhas, o que facilita imenso o transporte, já que ela é pesada. Mas dizem que as pesadas são as melhores! Vantagens: não precisa de fósforos ou acendedores. Ela tem dois sistemas automáticos para acender.

Além disso vem com termômetro para verificar a temperatura, espaço para um espeto e duas mesas laterais para apoio dos pratos e condimentos. De brinde, você ganha uma capa protetora, para deixar a sua churrasqueira sempre ao ar livre, mesmo quando não estiver utilizando ou o tempo não colaborar. Seu design é retrô, todo preto e tem espaço extra para o botijão.

4. Assador Rotativo de Balcão a Gás Arke

Assador Rotativo de Balcão a Gás Arke

A Ark tem também esse modelo híbrido a gás e bivolt. É enorme e sua capacidade é quase comercial. Não gosta de carvão e quer ter uma churrasqueira de nível na sua casa?

Essa é a opção ideal. Tem ainda um acabamento resistente em todo em aço inox. Como tem quatro queimadores, a distribuição de calor é uniforme e homogênea, assando a carne sempre por igual. Além disso, o seu sistema de rotação automático de espetos permite que as carnes assem por completo, deixando seu churrasco mais gostoso e com um sabor único.

Bom para fazer um galetinho italiano, essa edição da Arke tem capacidade para oito quilos de carne. É ideal para você que procura uma churrasqueira de alta qualidade, rendimento e praticidade. A porta é de vidro e também tem acendimento automático.

5. Churrasqueira a gás Tramontina TGP 4700

Churrasqueira a Gás TGP - 4700 - Tramontina

Praticamente uma máquina, essa churrasqueira não vai passar desapercebida pelos olhares curiosos dos seus convidados. Ela tem espaço para utensílios, funciona a gás, acompanha tábua de madeira estilosa e tampa, para evitar a fumaça e deixar a sua carne muito mais suculenta.

Ainda vem com rodas para facilitar o seu transporte, caso você pretenda mudá-la de lugar. O acendimento é automático e possui uma série de sistemas de segurança para não estragar o seu domingo em família.

Churrasqueira elétrica ou a gás?

churrasqueira elétrica
Ao sair em busca de uma elétrica, você provavelmente vai se deparar com muitos modelos a gás ou híbridos, que utilizam duas fontes de energia. Qual a melhor? Em termos de custo benefício, as churrasqueiras a gás podem ser mais vantajosas.

Entretanto, ocupam mais espaço e o gasto inicial é maior, já que você terá que comprar a churrasqueira e o botijão. Sem falar que os modelos a gás são mais caros. O legal é que as a gás são consideradas ecológicas, então se você é preocupado com essas questões, pode decidir-se baseado nisso.

Muitos fabricantes deste produto já garantem um sabor idêntico ao do carvão à carne. Outra desvantagem do gás sobre o elétrico é que o gás requer um ambiente arejado, pois os riscos são maiores. Também há mais incidência de queimaduras, assim como com churrasqueiras a carvão, por causa das brasas e chamas. As elétricas são mais compactas e seguras.

Churrasqueiras para apartamento

churrasqueira elétrica para apartamento

Se você está à procura de uma churrasqueira de embutir para apartamento, não vá embora! Também temos uma opção para você. Já inventaram churrasqueira de embutir elétrica e a gás. Agora é claro que esses modelos podem sair um pouco mais caros no seu bolso, pois além do aparelho, você precisará desembolsar uma instalação aí.

Qual a melhor churrasqueira a gás de embutir, no caso? A churrasqueira a gás da Arke é uma ótima candidata. Contudo ela faz a sua cozinha ficar um luxo! E é ótima para assar carnes mais demoradas, como costela e cupim, embora não seja uma churrasqueira a gás pequena ou churrasqueira a gás portátil. Para quem quer uma churrasqueira para apartamento elétrica, e de embutir, há opções como a da marca Built.

Esse modelo pode ser embutido tanto em zonas internas como externas, sendo perfeito para quem tem varanda ou sacada. Uma das principais vantagens dessa churrasqueira da Built é que, além de fazer carnes, ela também faz pizzas e outros tipos de assados.

A marca Fischer Ranch também possui soluções para quem quer ter uma churrasqueira de luxo em apartamento. Os modelos deles são incríveis e praticamente profissionais. Com acabamento em aço escovado, uma das principais churrasqueira da marca vem com cinco espetos rotativos e possui tintura interior com método de limpeza fácil.

Churrasqueira Portátil tem vantagens?

churrasqueira elétricaClaro que, para mim, nada substitui o fogo de chão. Porém que é uma ótima ideia para carregar em viagens e não deixar de assar uma carne só porque se mora em um lugar pequeno, ah, isso é. Além disso, tem inúmeras vantagens, como não precisar de carvão, álcool, óleo ou qualquer material que acumule muita sujeira.

A maior parte das churrasqueiras são fáceis de limpar. Algumas podem ser desmontadas e partes delas podem ser lavadas até mesmo na sua máquina de lavar louça. Outras vem com sistema autolimpante, o que é ótimo para não estragar as unhas.

Fazendo churrasco com churrasqueira elétrica ou a gás

Claro que se muda o sistema da churrasqueira, muda tudo. Quando não é na brasa, até o tempero pode ser diferente. Para começar, os cortes podem variar se você for optar por apenas grelhar. Os entrecôtes vão muito bem na elétrica.

Se a ideia é fazer igual ao churrasco, tempere apenas com sal grosso. Senão, os bifes e entrecôtes você pode deixar de molho marinando com vinho e alho. Isso dará um sabor especial para o seu grelhado.

O segredo é usar a churrasqueira elétrica com uma quantidade certa de água colocada no recipiente que vem com a churrasqueira e é próprio para isso. A fumaça que sairá será pouca e, em algumas vezes, quase não haverá. Por isso, leia o manual da sua churrasqueira atentamente.

Busque vídeos no Youtube de pessoas que já utilizaram e dão dicas. Quanto mais informação, menos chance de dar errado. Antes que você pergunte, a água serve para dar um toque similar ao carvão na carne. É que o carvão defuma tudo que está no espeto.

É praticamente impossível fazer isso na churrasqueira elétrica, mas podemos simular um “bafo” para a carne ficar mais autêntica e macia.

Programe-se bem!

churrasqueira elétrica para apartamento

Quando for utilizar a sua churrasqueira, tenha em mente que ela é muito mais rápida e eficiente que aquela tradicional de alvenaria a carvão. Se não está habituado, faça os acompanhamentos do churrasco primeiro, coloque a mesa, gele a cerveja e tempere a carne antes de ligar a churrasqueira.

Isso porque as churrasqueiras elétricas assam em média em vinte minutos, mais ou menos. Então, para não errar no ponto, nem fazer seus convidados comerem o churrasco antes da salada de maionese, planeje bem o seu evento.

E que tal fazer diferente? Você pode colocar uns legumes na grelha enquanto aquece para as carnes. Esses modelos elétricos abrem mais possibilidades para inovar, portanto, aproveite! Umas berinjelas com muito alho farão sucesso!

Independente dos legumes que escolher, se quiser deixa-los mesmo espetaculares, banhe-os em azeite de oliva extravirgem, sal grosso, pimenta-do-reino e noz-moscada. O cheiro que eles vão exalar ao grelhar vai conquistar todos os seus convidados.

Cansado de carne vermelha? Alguns modelos de churrasqueiras elétricas são ótimos para fazer peixes, camarão e outros frutos do mar. Você pode variar na praia ou até mesmo em casa, por que não?

Cuidados específicos com a carne

churrasqueira elétrica

A churrasqueira não é um brinquedo e exige alguns cuidados específicos com a carne. Um bom exemplo é que você não pode por lá uma peça de carne congelada, jamais! Por isso, se sua carne está toda no congelador, melhor tirar agora ou mudar a data do churrasco.

Verifique bem a gordura da carne, ela deve ser branca o amarelo clara. Os cortes mais saborosos, na minha opinião, e tranquilos de fazer são: maminha, fraldinha, contrafilé, picanha e alcatra. As costelas devem ser compradas em tiras de 8 a 10 cm de largura.

No entanto, elas não são muito práticas para churrasqueiras com formato de grill. Se você não tem experiência, melhor não fazer. Pode estragar a carne e a churrasqueira.

Limpando e fazendo a carne

Na hora de limpar a carne, não remova toda a gordura. Alguma coisa tem que ficar para proteger a carne de queimar e dar mais sabor ao alimento. Não precisa estudar anatomia do boi, apenas reserve-se a remover os nervos e as coisas que estão mais proeminentes.

Quando crua, corte sempre rente e paralelo às fibras da carne. Quando assada, corte contra o sentido da carne. Parece magia? É só conhecimento. Nem mesmo a mais moderna e a melhor churrasqueira a gás ou elétrica que adquirir fará milagre.

Antes de levar para a churrasqueira e antes de salgar a carne, faça cortes superficiais na gordura. Isso fará com que o sal fique mais entranhado e a carne solte mais sucos. Ao grelhar, sele os lados da carne primeiro, depois deixe em uma temperatura mais amena até atingir o ponto desejado. Eu adoro malpassado.

O segredo de uma boa carne malpassada é: quando começar a levantar aquele sangue no grill, vire a carne imediatamente, assim o sangue ficará para cima e será reabsorvido pela carne. Essa técnica deixa a carne vermelha por dentro e bem suculenta. É uma delícia!

Os melhores utensílios para a melhor churrasqueira a gás

Não podemos usar os mesmos utensílios que usamos na churrasqueira comum, certo? Convém ter um bom kit de pinças de metal para manipular a carne. Lembre-se que em muitos desses aparelhos você lidará com superfícies quentes, porém sem labaredas.

Por isso, também é bom deixar um pano de prato ou pegador por perto, para não correr o risco de queimar as mãos, caso precise segurar a churrasqueira. Alguns modelos vêm com alças frias, ou seja, aquelas alças especiais que não aquecem durante a preparação da sua refeição. Outros modelos não têm essa vantagem, por isso fique atento e sempre pergunte ao vendedor ou fabricante antes de escolher.

Se a sua churrasqueira possui espetos, preste atenção também na vida útil deles. Convém trocar de tempos em tempos esses acessórios, principalmente porque eles podem acabar enferrujando.

Evite acidentes

Além de ter que tomar cuidado em evitar choques elétricos, também é importante ficar ligado em não se queimar. Mesmo que não haja labaredas, essas churrasqueiras, e principalmente os grils, possuem resistências. Nesse sentido convém usar luvas térmicas para não ter as mãos queimadas. Lembre-se que até mesmo o vapor ou o bafo liberado podem causar queimaduras sérias.

Não deixe de verificar se os cabos de alimentação estão bem conectados e protegidos. Procure não instalar as churrasqueiras elétricas ou a gas perto de fontes de água ou em locais úmidos. Mesmo depois de desligá-las, o isolamento térmico mantém o aparelho aquecido, portanto nada de colocar quaisquer objetos por cima enquanto o calor não se dissipar por completo.

Cabe, assim, esperar que a churrasqueira fique fria para que proceda à limpeza. A limpeza deve ser realizada sempre que você utilizar o aparelho. Do contrário, a proliferação de bactérias é inevitável, o que contamina os alimentos e diminui a vida útil do produto. Limpe com esponja e seque muito bem antes de voltar a guardar a churrasqueira.

Mesmo a melhor churrasqueira a gás pode dar defeitos sérios se não for manuseada corretamente, portanto fique atento. Leia o manual e preste muita atenção em suas instruções se tiver dúvidas!

Grelha elétrica

Uma churrasqueira boa, seja elétrica ou não, é o desejo de todo assador e de toda assadora. Mas nem sempre é possível adquirir um produto de qualidade. Seja por não poder investir dinheiro na compra, seja por não possuir espaço físico em casa. Nesse sentido, uma grelha elétrica pode ser uma boa alternativa.

Essas grelha são pequenas, portáteis e fáceis de serem usadas. É como um grill comum, mas as grelhas são de metal, sobre uma chapa que as aquece e assa os alimentos. Simples assim. Você acha modelos de baixa potência, assim como os de 1800w. Se quiser, ainda pode trocar as grelhas por outras que sejam compatíveis com o produto que comprou. É uma forma de manter a vida útil da grelha.

Pensando nisso, preste atenção na hora de comprar grelhas novas para a grelha elétrica. O melhor grill para churrasco não vai fazer milagre se as grelhas forem de baixa qualidade ou de um material ruim. Fique atento. Como dizem os mais velhos da minha família, o barato sai caro, e você pode acabar estragando seu produto dessa forma.

É melhor comprar grill ou churrasqueira?

A resposta a essa pergunta também é importante. Com tantas formas hoje de fazer churrasco e com tantos tipos de churrasco diferente, a forma como você faz a carne faz toda a diferença. Além disso, cabe pensar na utilidade do que você está comprando, não apenas em ter a melhor churrasqueira a gás ou o melhor grill.

Uma grelha, ou grill, por exemplo, não serve apenas para fazer carnes como picanha ou vazio. Na verdade, a maior utilidade de um grill, como já diz o próprio nome, é grelhar os alimentos. Nesse sentido, dá para fazer legumes, verduras, peito de frango, filés de peixe e outros variados alimentos nesse eletrodoméstico. Uma de suas vantagens é ter quase sempre um coletor de gordura e de não precisar de óleo de cozinha.

A churrasqueira elétrica não grelha, assim como a melhor churrasqueira a gás da lista também não. Se você gosta de fazer alimentos grelhados com frequência, talvez o melhor seja optar pelo grill. Assim como uma churrasqueira normal, a elétrica assa, mas com o diferencial de não emtir fumaça, já que não usa carvão.

Como você já deve ter notado, os modelos mais complexos de churrasqueiras elétricas contam com espetos e com sistema giratório. Isso torna esses produtos realmente ideais para o preparo de um churrasco tradicional. Portanto cabe a você decidir qual é mais útil para você ou mesmo se quer adquirir tanto a grelha quanto a churrasqueira.

 

 

Crédito das Imagens: Unsplash