Melhores Acessórios para Churrasco

Carne grelhada com abóbora

Melhores Acessórios Para Churrasco

Depois de anos de experiência e milhares de churrascos, posso dizer com tranquilidade que sei quase tudo sobre os melhores acessórios para churrasco que existem. Este artigo é para você, que não quer comprar um acessório inútil e errado. E ainda por cima pagando muito mais do que devia!

Você já montou a churrasqueira, já sabe assar uma carne, mas, e os acessórios? Fazer churrasco é uma arte que requer muito conhecimento e prática, ou seja, não basta ter uma churrasqueira. É preciso também ter e dominar os acessórios para churrasco.

E quando o assunto é utilidades para churrasco, você pode se perder facilmente em lojas de produtos para a casa. Bastam cinco minutos em uma seção de supermercado de linhas para churrasco para você ficar louca. É coisa que não acaba mais.

Acessórios diferentes para ocasiões diferentes

Tem facas, pratos, espetos, carrinhos e apetrechos para churrasco que você nunca ouviu falar. E uma coisa é decidir os acessórios para fazer churrasco em casa. Outra, bem diferente, é pensar acessórios para um churrasco gourmet.

Aí são outros quinhentos! Não fica legal por aquela tábua velha na mesa, muito menos aquelas facas que não cortam. Independente do tipo de churrasqueira que você tenha, um churrasco exige acessórios especiais.

Por isso eu separei aqui uma lista dos utensílios ideais, caso você seja um iniciante.

Para fazer churrasco o que precisa?

acender churrasqueira

Se formos falar desde o basicão, mesmo, o que todo churrasqueiro precisa é uma boa faca e, é claro, uma tábua de madeira. Sem isso, nem adianta ir comprar carvão. Por melhor que venha a carne do açougue, você com certeza, ainda vai precisar limpar umas gorduras aqui e ali.

Além disso, é na tábua que você vai salgar a carne e cortar aquela lasquinha para ver o tempo do cozimento. Ou, se você for como o meu avô, a tábua e o facão serão os seus talheres. Porque, como diz ele, o assador come na churrasqueira.

E, ao contrário do que afirmam, as tábuas de madeira são indicadas na sua cozinha. São duráveis, fáceis de lavar e são biodegradáveis. Além disso, não desgastam sua faca! Esse tipo de coisa você encontra à venda online, de marcas de qualidade, como esta aqui.

tábua inteligente master grill

Escolhendo uma boa faca

Não se pode lidar com carne sem ter uma boa faca. Faca é um investimento, gente! É algo que você paga caro agora, mas dura a sua vida inteira.

Pode parecer loucura dar mais de 200 reais em uma simples faca. Porém, se você for calcular quantas outras você compra, usa e joga fora, vale muito a pena. Você pode comprar este conjunto trinchante tradicional que, na minha opinião, é bem profissional. Com essa faca, você corta até o osso!

As lâminas dos talheres Tramontina possuem maior durabilidade devido ao tratamento térmico especial por têmpera, sub-zero e revestimento que confere uma dureza entre 55 e 58 HRC que o fio recebe.

Por isso, você não precisa amolar a faca toda hora. Aliás, nem deve, essas facas não estragam mesmo. Meu pai tem uma há mais de vinte anos. Mas se você é mais mão de vaca e não quer gastar tanto, a Bon Gourmet também tem uns kits de faca e tábua.

Este aqui, por exemplo, que vem com diversas peças. São quatro facas para diferentes tipos de corte, um amolador específico, uma tábua e um garfão. Não dura uma vida, mas é ótima opção para levar para a praia.

Maleta, vale a pena?

Quem pesquisa aqui e ali, logo vai se deparar com isto aqui. Estas maletas que contém quase vinte acessórios para churrasco estão na moda. Algumas valem a pena, é claro. Outras eu já não recomendo.

Tudo depende do quanto você quer e pretende investir. Eu sonho com algo como esta maleta da Tramontina à venda no Walmart. Além dos acessórios básicos, vem também com os garfos e facas apropriados para você e seus convidados apreciarem um bom churrasco.

Entretanto, se você quiser pagar menos, encontra o mesmo produto no site da Amazon Brasil, por cerca de 20% menos. A mais barata das maletas de acessórios para churrasco, você encontra esta aqui.

As maletas também são excelentes presentes. Meu pai e meu avô vivem pedindo estas coisas de Natal, aniversário… Se você conhece alguém que, como eu, ama churrasco, esse post poderá ajudar mesmo a comprar aquele presentão.

Acessórios para churrasco: espetos e grelhas

Ter espetos e grelhas abre um leque enorme de opções na hora de assar uma carne. Com essa grelha da Satingrill, à venda na Walmart, você pode fazer churrasco argentino, por exemplo. A grelha parrillera é considerada um dos mais importantes acessórios para churrasco, já que boa parte da tradição surgiu na Argentina.

O modelo da Satingrill possui canaletas em U, com inclinação para escoar o suco da carne e gorduras, evitando assim que caiam direto na brasa, formando labaredas. Segundo os mestres parrilleros, a carne deve ser preparada sempre em brasa, pois as labaredas alteram o sabor e a maciez dela.

Espeto já é aquela coisa que você acha em qualquer lugar, vende até no açougue e, se bobear, a carne já vem até espetada. Porém, com a tecnologia de agora, já existem espetos giratórios que facilitam sua vida na hora de fazer um churrasco para muita gente.

Esse aqui, que você encontra na Walmart é um modelo simples, fácil de utilizar e tem autonomia de quase vinte horas. É mais do que tempo de assar um costelão! Falando em costela, esse é o espeto que você precisa para fazer um fogo de chão.

Acessórios churrasqueiro, como limpar?

acessórios para churrasco

Agora que você tem as grelhas, espetos, facas e tábuas, você está pronto para fazer vários churrascos. Mas se não limpar os acessórios para churrasco corretamente, pode por em risco a sua saúde e a da sua família.

Sem falar que é sempre mais fácil guarda-los limpos. Convenhamos, você chega com a carne para fazer aquele churras de domingo e encontra os espetos com gordura de três semanas atrás. Não dá!

Churrasco é bom, mas faz sujeira, é inevitável. Carne solta gordura, sal fica entranhado, farofa vai parar em tudo que é lugar… Você usa a mesma faca para cortar a carne, o tomate, o alho, o pão e tudo vai ficando muito sujo.

A solução é lavar. O que acontece, contudo, é que nem sempre sai a sujidade em uma única lavagem. Tem coisas que, como a gordura, não saem com água e sabão.

Por isso, se liga nessas dicas para manter seus utensílios sempre em dia!

acessórios para churrasco

1. Sempre que possível, limpe logo após o uso

A primeira dica é que você não deixe a limpeza para o dia seguinte, pois a gordura presente nos utensílios irá secar e desta maneira irá dificultar a limpeza. Além disso, limpa-los quentes facilita o trabalho ainda mais.

2. Papel toalha para eliminar o excesso de resíduo

Para remover os resíduos e um pouco da gordura você pode utilizar um papel toalha para fazer uma pré-limpeza dos utensílios antes da lavagem. Isso ajuda também a evitar que a sujeira seque e vire uma crosta.

3. Utilize água quente em tudo

Para facilitar a limpeza da tábua, grelha, espetos e talheres você pode ferver uma boa quantidade de água e jogar nos utensílios antes da lavagem para auxiliar na remoção da gordura.

Depois é só lavar o material com água e sabão e finalizar jogando novamente a água quente, que além de amolecer a gordura irá matar os microrganismos presentes nos utensílios.

4. Esponja e sabão

Não menospreze as esponjas apropriadas para cada tipo de superfície. Escolher uma boa esponja para esfregar os utensílios de churrasco é muito importante. Uma esponja de qualidade ruim se desgasta muito facilmente e prejudica a limpeza.

Esponjas inadequadas poderão causar ranhuras, o que favorece a proliferação de bactérias e microorganismos. Além disso o ideal é usar detergentes de boa qualidade, encorpados, que com um pouco já fazem bastante espuma. A espuma precipita a sujeira auxiliando na remoção dos resíduos.

5. Escova de cerdas e esponja de aço

Você pode usar uma esponja de aço ou uma escova com cerdas bem duras para remover melhor as sujidades presentes na superfície dos utensílios maiores, como as grelhas, por exemplo. A escova de cerdas de aço é boa para auxiliar a remover os resíduos daqueles cantinhos difíceis.

acessórios para churrasco

6. Produtos desengordurantes

Outra dica é fazer o uso do desengordurante, que irá remover as sujeiras mais difíceis e a gordura mais facilmente, facilitando a finalização com água e sabão. Para utilizar o produto corretamente, basta aplicá-lo em um pano macio e úmido ou em uma esponja e passar na superfície do utensilio para remover os resíduos.

7. Misturinha de bicarbonato de sódio e vinagre

Essa é uma receita caseira bem simples que auxilia na remoção da sujeira e serve para diversas coisas, até para mancha de gordura na roupa. O jeito é passar uma camada de bicarbonato de sódio nos utensílios com gordura e depois borrifar uma quantidade de vinagre branco de cozinha. Deixe assim de molho uns cinco minutos.

Após essa etapa, esfregue com uma escova e finalizar com a lavagem utilizando água e sabão. O vinagre e o bicarbonato de sódio têm ação antibacteriana e são ótimos desinfetantes naturais.

8. Suco de limão

A acidez do suco de limão é um aliado poderoso na hora da limpeza dos acessórios para churrasco, pois tem ação desengordurante que facilita aquele esfrega-esfrega. É muito simples, basta espremer o suco de um limão em uma esponja e esfregar a superfície do utensílio.

Você também pode deixar os utensílios de molho em água contendo o suco do limão e deixar agir por alguns minutos.

9. Deixe tudo secar adequadamente

É importante que se faça a secagem dos utensílios com um pano de prato seco e limpo, ou deixando secar à sombra. Deve-se armazenar o material em local seco.

Evite, desta maneira, o contato com a umidade, o que pode provocar a proliferação de microrganismos e até mesmo contribuir para que a grelha ou espeto fiquem enferrujados!

Caso algum utensílio enferruje, é possível realizar a remoção, deixando o espeto de molho algumas horas no vinagre e por fim fazer a lavagem normal com detergente neutro e esponja.

10. Dica do pão seco

Por fim, outra dica que muito legal é a utilização de pão francês seco, bem velho. Basta esfregar o pão na grelha até que saia parte da gordura, depois é só finalizar a limpeza com água e sabão. Parece mentira, mas funciona!

Acessórios para churrasco: como limpar a tábua?

Dentre os acessórios para churrasco, a tábua é a que precisa de maior atenção na hora da lavagem. Isso porque é exposta à carne crua e, por isso, corre maior risco de ser contaminada. Para limpar a sua tábua, veja abaixo o que fazer.

acessórios para churrasco

Tábua de madeira

A tábua de corte de madeira não pode ser limpa na maquina de lavar louça, porque podem rachar facilmente. Então, deve ser lavada com água morna e detergente neutro, enxaguada com água limpa e seca logo em seguida com a ajuda de um papel toalha.

Quando não estiver em uso, sua tábua de carne deve ser mantida em um local seco, longe da umidade que pode acumular sujidades, mofo e bolor. Antes de utilizá-la para preparar alimentos, faça uma lavagem completa, apenas para garantir.

Tábua de plástico

A tábua de corte de plástico é a mais indicada para o preparo de qualquer espécie de carne, incluindo aves, peixes e carne bovina. Pode não ser muito bonita, mas é muito mais tranquila de higienizar e limpar e o odor dos alimentos não se impregna tão facilmente.

Tábuas de cozinha de acrílico, vidro ou plástico pode ser lavadas através de uma máquina de lavar louça, o que é uma maneira pratica e simples de limpá-las e higienizá-las. Também podem ser limpas facilmente com o uso de detergente neutro, esponja macia e água quente.

Como tirar o odor da tábua?

Se a sua tábua de corte de cozinha acumular odores e cheiros dos alimentos que já foram preparados, esfregue-a toda com sal e a metade de um limão. Isso ajudará a remover uma camada invisível de sujeira.

Tábuas de corte, principalmente a de madeira, desgastam com o decorrer do tempo, elas podem desenvolver fissuras difíceis de limpar, ou podem simplesmente acumular odores desagradáveis. Quando elas se desgastam, o melhor mesmo e substituí-las.

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash e Pexels

Presentes para todas as ocasiões