Churrasqueiras e Acessórios

Melhores Facas para Churrasco: Veja o Top 20

faca zakharov

Conheça as melhores facas para churrasco disponíveis no mercado!

Quando o assunto é facas para churrasco, eu sempre me pergunto: quem nunca foi cortar a carne e quase decepou um dedo? Eu separei as 20 melhores facas de churrasco para você arrasar nos próximos churrascos em família.

Melhores Facas para Churrasco para Comprar Agora:

Se a sua faca já está sem fio ou não consegue, de jeito nenhum cortar qualquer coisa com facilidade, ela já não está mais boa para uso. Chegou a hora de você comprar as suas novas facas para churrasco. É então chegada a hora de investir (muito ou pouco, depende de você) em novas facas para churrasco (e para o dia a dia, por quê não?).

Eu separei abaixo uma lista das melhores facas e seus kits disponíveis para comprar em lojas online com entrega pelo Brasil todo. Confira abaixo uma lista das melhores opções do utensílio, do amador ao profissional do churrasco.

Facas Especiais para Churrasco:

 

São seis peças com cabo gravado em alto relevo e com equilíbrio harmônico entre o cabo e a lâmina. A Tramontina garante ainda que o produto não risca porcelanas, por causa do acabamento em alto brilho. São resistentes à corrosão e não enferrujam.

Para lavar, requerem alguns cuidados, por causa da sua qualidade superior. Não devem ser submetidos a lavagens com palha de aço (aquele Bombril básico). Apesar disso, podem ir tranquilamente em máquinas lava-louça.

Kit Simples para Churrasco MundialKit para churrasco Mundial

Com a faca, a chaira estriada e o garfo, você tem o kit perfeito para ser um iniciante no mundo do churrasco. Esse conjunto é simples e barato, fica por um preço bem em conta e estão à venda aqui. Os utensílios são todos em aço inoxidável e resina termoplástica.

MELHOR PREÇO

O plástico é resistente à máquina lava-louças e de fácil limpeza, o que ajuda a evitar o acúmulo de resíduos. O kit é pequeno e simples, com menos de um quilo. Tem garantia de 90 dias, para testar bastante e ver se funciona!

Jogo e Estojo para Churrasco Bon Gourmet

Um pouco menos simples que o kit da Mundial, esse estojo de couro da Bon Gourmet à venda nas Lojas Americanas conta com vários utensílios. Além da tábua, você recebe mais facas de tamanho e espessuras distintas, para vários tipos de carne, mais um garfão e um amolador.

Os utensílios são em inox e resistentes. É um kit prático para quem, como eu, gosta de ir acampar ou leva sua churrasqueira portátil por aí, para parques e praias. O estojo com zíper facilita muito o transporte! O preço é bem bacana também.

Facas Para Churrasco Gourmet Mix

Disponível na Walmart esse kit com 12 facas surpreenderá seus convidados. Lembra daquelas facas maravilhosas do Outback para cortar costelinhas ou as famosas ribs? São essas mesmo. Esses talheres, além de bonitos e chamativos, são super práticos. Em inox, também são de fácil lavagem, só necessitam de sabão neutro e água.

Jogo de Talheres para Churrasco Wolff

Ainda com a ideia de se exibir para seus convidados? Então aposte nessa opção de facas para churrasco Wolff, marca de renome internacional. O kit importado é bem modesto.

Leve e de com belíssimo acabamento, o jogo de talheres conta com seis garfos e seis facas em aço inoxidável. São facas baratas, porém elegantes e com qualidade que fazem jus ao preço.

Garfo, Faca e Chaira Brinox

O kit da Brinox, disponível aqui, é bem barato. São três peças totalmente em aço inoxidável escovado: um garfo, uma faca e uma chaira. Simples e modesto, é o kit ideal para pessoas que apreciam o minimalismo e gostam de ter a cozinha livre do excesso de utensílios.

É tudo que um bom assador precisa para garantir o churrasco de domingo com qualidade e diversidade.

Tramontina Punk RockTramontina Punk Rock

Para os amantes de rock, a Tramontina lançou esse kit de churrasco com muito estilo. Ele torna o ambiente da sua cozinha muito mais sofisticado e atual. E tem tudo para ser um sucesso sem comparação.

A tábua para cortar e servir deste kit, produzida em madeira tropical jatobá de alta densidade, com acabamento em verniz atóxico, é a grande estrela. Ela leva um formato de guitarra. É o presente ideal para os assadores musicais. Ah, apesar da tábua ser em madeira, ela tem proteção antibacteriana Microban, que inibe continuamente a proliferação de bactérias na superfície.

Os utensílios são em nylon biodegradável. Acompanha um saca-rolhas e abridor de latas em inox com cabo em plástico, um garfo de churrasco e uma faca com lâmina de maior durabilidade do fio, devido ao tratamento térmico.

Kit de Facas Para Churrasco Western

Não é do faroeste, mas as facas da Western são de uma exclusiva linha profissional. Fabricadas em material resistente e de alta qualidade, a maleta tem design moderno e arrojado. À venda, este kit de facas conta com sete acessórios, incluíndo uma tábua.

Jogo Churrasco + Maleta

Um pouco mais elaborada, essa caixa de facas para churrasco disfarçada de caixa de ferramentas é uma ótima opção para quem é fã da praticidade. O conjunto é de qualidade e vem com produtos para seu churrasco ficar ainda mais organizado e gostoso. O diferencial desta maleta são os acessórios mesmo.

Kit de Churrasco Mestre ChurrasqueiroKit de churrasco mestre churrasqueiro

Mais um kit de facas para churrasco ótimo para presentear alguém especial (fica a dica e a indireta). Esse conjunto foi desenvolvido pela Kathavento pensando nos amantes do churrasco. Avental vestido, garfo e faca em mãos.

Agora é só acender a churrasqueira! E, lembre-se: churrasco é um evento, não uma refeição.

Kit Completo MOR

Com esse kit ninguém pode se queixar que faltou algo no churrasco! Vem até saleiro e paliteiro, para ninguém pôr defeito. Dessa lista de facas para churrasco, este é o único kit que oferece um assoprador, para facilitar a vida do assador. Por isso, é o conjunto ideal para utilizar outdoors, na rua, no jardim e em qualquer churrasquinho de laje.

Kit Churrasco Tábua Baby Grill

Parece uma simples tábua, mas não é. Esse conjunto de tábua e facas para churrasco foi desenvolvido para os amantes da cozinha limpa e em ordem. A tábua em madeira nobre possui uma gaveta térmica em alumínio para conservar a carne quente, livre de moscas e mosquitos.

Do outro lado há uma outra gaveta com recipiente plástico para limpeza da tábua de churrasco. Além disso tudo, o kit vem ainda com cinco facas para diferentes utilidades. Acompanha também uma espátula e coletor de gorduras e resíduos.

Jogo de Facas Ultracorte

A Tramontina tem uma infinidade de facas para churrasco. Mas esse conjunto à venda se destaca. Você leva facas de inox especial com cabo. São inspiradas na faca para churrasco gaúcha, onde começou a tradição do churrasco no Brasil. Esse conjunto de facas é tudo para você fazer bonito no próximo churrasco.

Faca Para Churrasco Tramontina Polywood Jumbo

Essa faca é para quem é o Jango da churrasqueira. É faca de sobrevivente, como diz meu avô. Inclusive, de acordo com ele, ela lembra facas de churrasco artesanais.

E churrasco é uma linguagem universal, em qualquer lugar do mundo é sinônimo de carne de qualidade crepitando na brasa. Para atender a necessidade de corte de uma boa carne, a Tramontina desenvolveu a linha Jumbo, com facas dignas do seu valor.

Faca Stolf

Para quem quer uma faca boa sem gastar muito, a opção é o kit da Stolf. Além da faca excelente, o conjunto oferece uma tábua de madeira ecológica, de reflorestamento, e um garfo. Um kit prático e muito útil para aquele churrasquinho ou mesmo para uso diário na cozinha!

Special Cut FlavostoneSpecial cut Flavostone

À venda na Polishop, você encontra esse kit de facas para cortar de tudo. Com um revestimento antiaderente, este conjunto exclusivo foi desenvolvido especialmente para você ter cortes precisos, com um deslizar mais suave, para que a textura e o sabor de cada alimento sejam preservados.

Quer coisa melhor em matéria de facas para churrasco? O preço é um pouco caro, mas compensa a qualidade e durabilidade do material. Este é um kit com cinco facas ideais para você fazer cortes perfeitos de carnes e ter pedaços uniformes, preservando todo o sabor e suculência.

Conjunto Para Churrasco e Caipirinha Welf QuebecConjunto para churrasco e caipirinha Welf Quebec 

Com 14 peças, esse conjunto de facas para churrasco e caipirinha será muito útil para você. À venda aqui, esse conjunto é em aço inoxidável e bambu. Além de versátil, o bambu é 30% mais leve que as madeiras de lei. Sua utilização não agride o meio ambiente, pois quando ceifado rebrota em pouco tempo.

Então é ecológico e ideal para os assadores veganos. O kit da marca Welf é autossustentável e tem uma ótima durabilidade. Não é à toa que é exportado para o mundo todo.

Kit de Facas Para Churrasco Vermelho da Tramontina

Esse kit da Tramontina faz sucesso. Principalmente perto do dia dos pais. Como você pode ver na imagem acima, ele vem em um maravilhoso avental e é o sonho de todo churrasqueiro mais experiente. Afinal, todo assador sabe que para um bom preparo e um bom corte de suas carnes ele necessita de itens domésticos de qualidade, que auxiliem e que oferecem um corte preciso.

Essa linha especial da Tramontina foi desenvolvida com o intuito de fazer você poupar esforço e tempo. O kit vem com seis peças em inox, que confere resistência e durabilidade ao produto. As facas são espessas para evitar futuras deformações e os espetos são feitos com cabos de baquelite antitérmico.

Acompanha ainda uma escova limpa grelha e um pegador de carne, além do avental. Ah, e o mais legal é que os acessórios ficam todos pendurados no avental, sempre à mão do assador.

Faqueiro com Porta-Facas TramontinaFaqueiro com porta-facas Tramontina

Na Amazon Brasil, você encontra esse incrível porta-facas de madeira macissa e metal da Tramontina. Com cinco peças, esse objeto de design vai dar um toque especial a sua cozinha ou sala de churrasco. Além de bonito, o kit tem facas com lâminas resistentes.

Vem ainda com chaira para manutenção das facas de corte. E o suporte é uma verdadeira obra de arte. Dentre as facas para churrasco, esta é uma das melhores opções. Fica por um precinho um pouco salgado, mas é um investimento para a vida toda!

Kit para Churrasco Tramontina JumboKit para churrasco Tramontina Jumbo

Esse belíssimo estojo de facas para churrasco Tramontina vem com 17 peças de luxo. Em caixa de madeira, os utensílios incluem uma tábua, um garfo trinchante, uma faca para carnes grande, um pegador, seis garfos e seis facas para comer aquele churrasco. Todas as lâminas receberam tratamento térmico especial para garantir durabilidade e qualidade do fio de corte.

Os cabos são em madeira polywood adaptada para resistir a impacto e altas temperaturas. Isso torna esses talheres fáceis de limpar. À venda na Walmart, este kit não é para amadores. Se você se considera um profissional do churrasco, não deveria abrir mão da maleta Jumbo da Tramontina.

Como cuidar das facas para churrasco

Faca que é usada em carne precisa de um cuidado especial e isso é inegável. O mais importante, e essa regra vale ouro, é manter essas facas sempre limpíssimas, a fim de evitar qualquer contaminação. Por isso, após o uso, limpe-as bem, removendo toda e qualquer sujeira que esteja na lâmina e no cabo.

Uma dica importante é prestar atenção no ponto em que a lâmina se une à empunhadura: a sujeira pode se acumular ali e enferrujar o metal. Se isso acontecer, sua fica pode ficar inutilizada. Não se esqueça também que até as facas de aço inoxidável podem enferrujar se não forem bem cuidadas e conservadas.

Antes de guardá-las, garanta que estejam limpas e muito bem secas, especialmente as de cabo de madeira. Mesmo as madeiras mais tratadas e com acabamentos especiais podem absorver a umidade e demorar um pouco mais para secar. O ideal em modelos de madeira é deixá-las secar por mais tempo, em local ventilado.

Sempre guarde suas facas em seus estojos correspondentes ou em um lugar que seja apropriado. Vale lembrar que é bom mantê-las fora do alcance de crianças e incapazes. Faca é um objeto cortante que pode causar sérios problemas.

Algumas dicas importantes para conservar suas facas

  • Não deixe suas facas ao sol ou em local úmido;
  • Jamais guarde as facas molhadas;
  • Prefira secá-las em pano de algodão ou toalhas de papel;
  • Não afie sempre que utilizar, isso corrói o material mais rápido;
  • Não deixe facas de inox junto com talheres de prata;
  • Troque de faca a cada dois anos;
  • Use as facas unicamente para o seu propósito original;
  • Lave seus utensílios do gênero com sabão neutro;
  • Se a gordura for persistente, deixe de molho em uma solução de água, com vinagre e bicarbonato de sódio.

Como afiar as facas?

Afiar a faca pode ser um drama. Mas vamos descomplicar. Você tem algumas opções para devolver o fio ao utensílio. São elas: as chairas, as pedras e os afiadores automáticos.

Para garantir o fio perfeito, recomendo que você opte pela chaira ou pela pedra de afiar, já que estes métodos permitem maior controle do resultado final. Nos dois casos, a teoria é a mesma: a faca deve deslizar pela pedra ou chaira do começo (lê-se: cabo) até a ponta da lâmina, sempre em um ângulo inclinado, mas não muito rente. Se abrir demais o ângulo poderá remover o fio.

Se fechar demais dificultará o processo. Não há porque ter pressa ou fazer pressão contra a chaira ou pedra, o peso da própria faca já é o suficiente. Eu geralmente corro a lâmina três vezes de cada lado pelo afiador e aí vejo o fio.

Idealmente, a faca deve cortar as peças de carne em apenas dois movimentos, um de ida e outro de volta. Se não for cortar carne neste momento, pode fazer o teste do pimentão. Apoie a faca sobre o pimentão e deslize-a, usando apenas o peso da faca.

Se ela for capaz de cortar o pimentão com esse movimento, está perfeita, não afie mais! Caso não funcione, repita o processo acima. Evite chairas estriadas ou diamantadas, se for iniciante. Elas são para afiar facas de corte de osso e podem remover o fio da sua faca de churrasco.

Faca de churrasco

faca de churrasco

Por mais que o que direi agora soe como algo absurdo e inesperado, é a mais pura verdade: nem todo mundo sabe que o que é uma faca de churrasco. Parece ser mais comum do que parece, mas há quem acredite que é possível usar qualquer tipo de faca para cortar carnes de churrasco, até mesmo aquelas de cozinha.

Claro que, sim, se você quiser levar uma faca de serrinha que usa para cortar cebola para o churrasco, sem problemas. É possível que depois de uma dez ou quinze tentativas, ela corte o primeiro pedaço de picanha para os seus convidados. Mas é óbvio que a carne já estará meio fria e é evidente que você irá passar aquela pequena vergonha enquanto assador.

Portanto, não abra mão de usar uma ótima faca para carne. Se não sabe quais são as facas de carnes, é muito simples identificar elas. Além de normalmente elas virem em kits, como os que já mencionei acima, podem ser adquiridas separadamente.

Aliás, comprá-las individualmente pode ser uma boa se você quiser facas personalizadas. Nesse sentido, pode fazer como eu, que mandei fazer algumas de acordo com meu gosto. Sai mais caro, claro, mas você tem o cabo a seu gosto, além de ter a lâmina com uma qualidade única e com um fio que com apenas um movimento corta todas as carnes.

Melhores facas brasileiras

O Brasil, como todos nós sabemos, é um dos países com maior tradição no que diz respeito ao churrasco. Não é só apenas em relação ao evento em si, de reunir os amigos e familiares em torno da mesa ou da churrasqueira. Vai muito mais além, pois envolve também os acessórios utilizados na preparação da carne.

Pensando nisso, é importante falarmos quais são as melhores facas brasileiras, visto que o mercado interno pode oferecer bons instrumentos para todos os tipos de assadores.

Talvez a marca mais famosa de facas no Brasil seja a Tramontina. Gaúcha, estabelecida em sua fundação na cidade de Carlos Barbosa, está desde o ano de 1911 no ramo da cutelaria. Atualmente exporta seus produtos para mais de uma dezena de países, entre eles Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Alemanha, Reino Unido e China, um dos maiores mercados do mundo.

Mas se você quer facas mais artesanais, talvez precise conhecer a Zakharov. Essa fabricante está no Brasil há mais de meio século, fundada por imigrantes ucranianos. Diferentemente da Tramontina, ela fabrica facas mais personalizadas, quase únicas e exclusivas.

A qualidade das facas Zakharov é inegável, comprovada pelos depoimentos dos usuários no site online da empresa e mesmo por vídeos de demonstração que você pode encontrar na internet. Em comparação à Tramontina, tem um ótimo custo-benefício, visto que é financeiramente mais acessível do que a gaúcha de Carlos Barbosa, sem perder na qualidade.

Abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre a história dessas facas, sobre como são confeccionadas, inclusive conferindo alguns dos melhores modelos dessa fabricante.

Facas Zakharov

Quando o assunto é facas, churrasco, kits para cozinha e até mesmo facões para usar no mato, a família Zakharov é uma tradição a ser respeitada. De origem ucraniana, introduziram a fabricação quase artesanal de facas e de outros utensílios de corte para os mais diversos âmbitos. O trabalho realizado por eles é tão conceituado que é requisitado tanto por chefes de cozinha como por órgãos como o Exército Brasileiro.

Há mais de 50 anos as facas Zakharov impressionam os amantes do churrasco no Brasil. Já começa que suas características são exclusivas, pois são inspiradas por receitas de fabrico de grandes mestres ucranianos. Elas se destacam ainda por possuírem lâminas de altíssima durabilidade e um fio próprio para o corte de qualquer tipo de carne.

O cabo pode ser feito ou de madeira de lei ou de acrílico, o que é definido de acordo com o modelo. A lâmina pode ter um mínimo de cinco polegadas e um máximo de doze. A ergonomia dos utensílios é perfeita, o que confere um manuseio único e que você com certeza não encontrará em praticamente nenhuma outra marca.

Outro detalhe muito interessante a respeito das facas Zakharov é que é possível gravar seu nome ou qualquer outra coisa nas lâminas. A gravação é realizada de modo totalmente profissional e a laser. Veja abaixo alguns exemplos.

Faca Zakharov Picanheira de 8 polegadas

A campeã de vendas da marca é a Picanheira. Como o nome já sugere, ela é perfeita para fazer cortes precisos em suas picanhas. É uma faca artesanal cuja lâmina é super afiada. O cabo é em madeira de lei, portanto espere uma durabilidade e uma resistência muito acima do padrão do mercado. Além da picanha, a Picanheira é ideal para outros tipos de carne nobre de médio porte.

A parte mais larga da lâmina tem largura de 3,8 centímetros. O comprimento da lâmina vai a ótimos 20 centímetros, com um comprimento total de 32,5. A espessura fica por 2,8 milímetros.

Alguns cuidados a ter no manuseio, no entanto, são importantes. Os cortes devem ser realizados apenas sobre superfícies moles, como tábuas de madeira ou de plástico. Jamais afie sua lâmina contra uma lâmina de outra faca. Use apenas afiadores apropriados, como chairas ou pedras de amolar.

Faca Zakharov Chef Plus de 10 polegadas

Vamos começar a análise pelo design e pela beleza do cabo dessa faca. Ao contrário do exemplar anterior, o cabo é em acrílico, de cor preta, o que dá uma aparência realmente encantadora a essa faca. Ela com certeza vai chamar a atenção de seus amigos e de seus familiares em seus churrascos!

Essa faca apresenta um aspecto robusto, mas é bastante leve e de manuseio fácil. Pesa apenas 195 gramas, sendo ideal para o uso tanto na cozinha quanto no churrasco. Corta carnes de médio porte com facilidade e rapidez, devido à lâmina super afiada de 10 polegadas.

A parte mais larga da lâmina tem uma largura de 4,5 centímetros. E só a lâmina apresenta um comprimento de 25 centímetros, sendo que o total vai a 37,5. A espessura, por sua vez, é de 2,8 milímetros.

Cabe falar que, assim como ocorre com a Picanheira, você deve ter muito cuidado ao afiar essa faca. Use apenas produtos próprios para isso, como chairas, afiadores profissionais e pedras de amolar. Tome cuidado também com o cabo de acrílico. Ele não é inquebrável, e com o uso pode apresentar arranhões em sua superfície.

Facas Zakharov valem a pena?

faca zakharov

Apenas dois exemplares de uma lista interminável de facas produzidas pela Zakharov já provam que você deve dar uma chance a esses produtos. Se você é uma assadora ou um assador como eu, que gosta de ter seus utensílios e acessórios de qualidade, sem abrir mão da personalidade, essa marca é perfeita para você.

O fato de as facas serem produzidas de forma completamente artesanal faz com que tenham cabo, guarda e lâmina com uma qualidade que não se encontra facilmente por aí. A maioria das marcas e das fabricantes utiliza uma tecnologia de fabrico padrão, o que faz com que acabem por oferecer produtos muito semelhantes entre si.

Além disso, a Zakharov promete facas de alta durabilidade, que resistem ao uso contínuo se você tratá-las com cuidado e usá-las adequadamente. Se você der uma olhada no site da empresa, verá que ela vende acessórios que ajudam a manter a lâmina sempre afiada e o cabo sempre brilhando.

Como falamos anteriormente, por fim, há o detalhe supérfluo para alguns, mas importante para outros de que as facas da marca podem ser personalizadas. Grave o que desejar na lâmina e sinta-se dono de um modelo único que com certeza ajudará seu churrasco a ser um grande sucesso.

 

Crédito das imagens: Tramontina, Mundial, Wolff, Freepik, Unsplash, PixabayWelf