Você já ouviu falar em pedra de sal para churrasco?

pedra de sal para churrasco

A pedra de sal para churrasco está na moda

Ainda não conhece a pedra de sal para churrasco? Interessado em comprar pedra de sal? Então se prepare para ficar sabendo tudo sobre o mais novo utensílio favorito dos assadores moderninhos.

Comprar Pedra de Sal agora:

 

Para evitar o alto consumo de sal grosso ou refinado, alguns assadores estão adotando a famosa pedra de sal. Você pode nunca ter ouvido falar nela. Mas com certeza você já ouviu falar em sal do Himalaia.

Se você procura saber onde comprar pedra de sal para churrasco do Himalaia pode encontrar aqui algumas opções.

sal do Himalaia

Sobre Sal e Churrasco:

Depois que o sal de cozinha se tornou um vilão da saúde, muitas pessoas deixaram de comer churrasco. Outras, mais espertas, foram atrás de soluções que substituíssem o tempero iodado rico em sódio. O sal do Himalaia é um destes temperos.

Se você não liga muito para isso e é daqueles que capricha no sal grosso, não vá embora! Esse artigo também é para você! Saber qual sal usar na hora de fazer um bom churrasco é bom para a saúde e para a qualidade da refeição.

Males do sal comum

Quanto mais a medicina avança, mais a gente sabe que muita coisa do nosso cotidiano faz mal. O sal, queira você ou não, é um inimigo da dieta. Ele faz você reter líquido e minimiza a qualidade de vida de quem tem hipertensão.

A grande ingestão de sódio, afirmam os médicos, pode ser responsável por complicações ainda mais graves, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, entre outros problemas de saúde.

Sem falar que aumenta o volume de fluídos nos vasos sanguíneos, ou seja, quem tem colesterol alto e problemas cardíacos fica impossibilitado de comer um churrasquinho aos domingos.

Por isso, usar pedra de sal do Himalaia no churrasco pode ser uma excelente alternativa para quem não quer deixar de comer, mas também não abre mão da boa saúde.

Churrasco em pedra de sal

Por causa de todos esses fatores acima e também para que haja uma apuração da qualidade da comida, muitos chefes no mundo todo começaram a utilizar a pedra de sal para churrasco. O sal do Himalaia, que compõe a pedra, é um sal mais saudável.

Este tempero é extraído a partir de um mar fossilizado, aos pés da cordilheira que lhe dá o nome: o Himalaia. Quanto mais puro este sal é, mais rosada será sua aparência. Isso acontece porque ele é rico em óxido de ferro.

No supermercado, você encontra o sal do Himalaia em diversos formatos: como o sal grosso convencional, em moinhos para refinar e até mesmo em pedras. Sim, pedras mesmo, daquelas que lembram uma tábua de mármore.

A ideia de comprar uma pedra de sal para cozinhar é simples: você usa de tábua, prepara os alimentos em cima dela e assim eles ficam naturalmente salgados. Parece loucura, não?

pedra de sal rosa

É mesmo mais saudável?

Há muita propaganda online sobre a pedra de sal para churrasco. A verdade é que em termos minerais, utilizar o sal do Himalaia não faz assim tanta diferença em relação ao sal comum. Faz diferença mesmo é no seu bolso, já que ele pode ser bem mais caro.

Contudo, o que torna este sal mais saudável é sua quantidade de sódio. Enquanto que uma grama de sal refinado comum contém 400 miligramas de sódio, a mesma quantidade do Himalaia possui só 230 miligramas.

Assim como o sal refinado light, que na mesma porção pode ter só 197 miligramas de sódio.

Cozinhar na pedra de sal rosa

Assim que eu ouvi falar dessa nova moda, eu fui atrás e adquiri minha própria pedra de sal rosa do Himalaia. Ela pesa em torno de 2,5 quilos e é ótima para fazer carnes grelhadas.

Você usa ela como tábua, corta e limpa os bifes ali em cima antes de por na grelha ou churrasqueira e eles ficam mesmo com sabor, como se tivessem sido temperados.

A pedra funciona mesmo com um acessório a fim de realçar o sabor natural da sua comida. Antes de usar, você precisa aquecer a pedra na parte mais alta da churrasqueira, longe do fogo.

Depois usa normalmente como uma chapa. Por isso ela é tão popular entre churrasqueiros.

Quem não tem churrasqueira tradicional, pode aquecer a pedra em churrasqueira elétrica, que é até melhor. Sob nenhuma circunstância a pedra deve entrar em contato com o fogo. Se isso acontecer, ela fica manchada e pode liberar toxinas perigosas para a sua saúde.

carne sem tempero

Usando a pedra de sal pela primeira vez

Mal a minha pedra do sal chegou e eu tive que fazer uso dela. Como eu estava em casa na cidade, e meu apartamento é minúsculo, teve que ser na churrasqueira portátil.

Entretanto, você pode aquecer ela no forno, dentro de uma refratária de vidro. Ou em uma chapa de metal em cima do fogão.

Depois de aquecida, o que levou entre 10 e 15 minutinhos, eu coloquei em cima dela um bifinho de fraldinha (era o que eu tinha na geladeira) e alguns legumes (abobrinha, tomate e berinjela).

Importante ressaltar que a pedra é completamente antiaderente, então não precisa de nada, nadinha mesmo, nem óleo, nem azeite.

Toda e qualquer comida que vá para cima da pedra deve ir sem tempero nenhum. Somente depois de selar a carne na pedra, primeiro de um lado, depois do outro, que você pode acrescentar outros temperos.

Na minha primeira vez, não pus mesmo nada. Em outras ocasiões, cheguei a colocar pimenta e temperos mais específicos, de acordo com o que eu estava cozinhando.

Uma coisa que eu gostei muito de fazer nesta pedra foi frutos do mar! Camarões ficam deliciosos e crocantes. E depois eu descobri que você pode até fritar ovo na pedra. Como não precisa de óleo, fica ainda mais saudável.

Mitos e verdades

A pedra geralmente demora para aquecer. Quanto mais grossa, maior o tempo de cozimento. A minha foi rápida, porque é aquela menorzinha, de 2,5 quilos. Mas a pedra de 5 quilos leva 40 minutos de forno para ser utilizada.

Muita gente acha que é possível cozinhar tudo em pedra de sal. Já adianto que hambúrguer de carne moída é uma decepção. Ficam meio crus por dentro, mesmo estando bem cozidos por fora.

Postas altas de peixe e de carne também podem ficar. Às vezes, você terá de levar a peça de comida para a panela para finalizar o serviço.

Sim, alho e cebola direto na pedra de sal ficam simplesmente fantásticos. O alho derrete e vira uma pasta. Vale a pena tentar e experimentar!

Receita de filé na pedra de sal do Himalaia

Como limpar pedra de sal para churrasco?

No Brasil, ainda não é fácil encontrar o sal do Himalaia neste formato, porém você consegue achar revendedores internacionais que importam o produto. Você pode limpar sua pedra de sal para churrasco e usá-la outras muitas vezes.

O processo de limpeza da sua pedra é muito simples. Mas convém que você obedeça algumas dicas de utilização para que ela dure mais.

Já que a pedra do sal para churrasco funciona como uma tábua e até como uma chapa, a carne pode ficar grudada e até incrustada.

Para remover o grosso, convém passar uma espátula de metal. Pode raspar sem medo. A pedra é mesmo um bloco gigante de sal e eventualmente vai diminuindo ao longo do tempo.

Ela também pode mudar de cor ou ficar mais opaca, isso é normal. O sal é um elemento primário da natureza, ao contrário do metal ou do aço que são fabricados e industrializados.

Depois de raspar o excesso de sujeira da sua pedra de sal, lave-a como lava a louça, em água corrente com uma esponja e sabão de pia neutro.

Atenção: a pedra deve ser lavada em água apenas depois de esfriar completamente. Seque apenas com papel toalha, porque os panos de prato largam pelinhos.

Não há necessidade de limpar com produtos mais fortes, já que a o sal possui propriedades antimicrobianas o que garante a sua limpeza.

Pedra de sal do himalaia: durabilidade e onde comprar

A pedra de sal para churrasco não tem uma durabilidade definida. Isso significa que ela não vem com data de validade. Se bem cuidada, ela pode durar anos! Do contrário, pode durar dias. Depende mesmo de você.

Você precisa seguir as dicas discutidas acima e se lembrar de sempre mantê-la limpa. Com isso, seu acessório poderá ser utilizado inúmeras vezes.

Por isso, vale a pena desembolsar uma grana extra para ter um acessório destes na sua cozinha. Mas onde encontrá-lo? Não é em qualquer loja pelo país que você acha uma pedra de sal para churrasco.

Os preços podem variar muito e o frete pode sair bem caro, já que a pedra pesa pelo menos dois quilos. O melhor é comprar de um fornecedor que seja, pelo menos, dentro do mesmo Estado.

Então aqui vão alguns modelos, locais e preços:

 

 

Crédito das imagens: Wikimedia Commons, PxHere, YouTube e Freepik

Presentes para todas as ocasiões